Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Como vincular o CNPJ à conta Gov.br: tutorial passo a passo

Vincule seu CNPJ à conta Gov.br com facilidade; saiba como importar, gerenciar colaboradores e desativar a empresa conforme necessário.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Se você possui uma empresa registrada, ao conectar o CNPJ dela à sua conta Gov.br, você poderá importar e gerenciar colaboradores, além de desativar a empresa quando necessário. Trouxemos um guia passo a passo para ajudá-lo a realizar essa vinculação de forma simples.

Para vincular o CNPJ à conta Gov.br, é necessário possuir um e-CNPJ registrado no mesmo CPF da conta e que esteja devidamente instalado e válido. Somente certificados digitais A1 ou A3 são aceitos; certificados em nuvem não são válidos.

Não é possível utilizar um certificado digital de pessoa física para vincular o CNPJ, e, caso a empresa tenha filiais, cada uma deve ter um certificado e-CNPJ individual.

O certificado digital é um documento eletrônico que serve como uma identidade digital com dados da pessoa física ou jurídica. Emitido pelo Serpro, a Autoridade Certificadora, ele garante validade e segurança para transações digitais.

Existem três tipos de certificados:
1. **A1:** Válido por 1 ano, pode ser instalado em vários computadores através de cópias de segurança.
2. **A3:** Válido por 5 anos, é utilizado através de mídia criptográfica (token ou cartão USB) e pode ser baixado apenas uma vez.
3. **Nuvem – SerproID (S2):** Armazenado na nuvem, usado via smartphone, mas não aceito para vinculação do CNPJ à conta Gov.br.

Para adquirir um certificado digital, você pode verificar e comprar na loja do Serpro, conforme seu perfil e modelo de interesse. A compra pode ser feita por videoconferência, mas requer Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto. Caso não possua CNH, a emissão deve ser feita presencialmente.

Lembre-se de que o custo da compra vai depender do certificado escolhido. Esse processo proporcionará mais segurança e praticidade no gerenciamento de sua empresa.

Mais Lidas