Se você mora na Bahia ou em outra região e ficou incomodado com o uso dos seus dados pelo X, saiba que havia um caminho rápido para impedir essa ação.
Usuários notaram que postagens, informações de perfil, conversas no Space, nomes e biografias foram utilizadas no treinamento do Grok, a ferramenta de inteligência artificial do X (antigo Twitter) que foi disponibilizada a todos os usuários em dezembro de 2024. O Grok interagia para elaborar textos e criar imagens.
O aproveitamento de conteúdos públicos para treinar o chatbot gerou desconforto entre quem não queria que seus dados fossem usados. Por isso, a rede social passou a oferecer um procedimento dentro das configurações para impedir o uso de publicações no treinamento e para apagar interações anteriores com o assistente.
Como fazer (aprox. 2 minutos)
O processo é simples e feito na própria interface do X. Siga estes passos:
- Toque na foto de perfil no canto superior direito e entre em Configurações & suporte.
- Selecione Configurações e privacidade e depois Privacidade e segurança.
- Role até a seção Grok e Colaboradores de Terceiros.
- Desmarque as três opções relacionadas ao uso de dados para treinamento e, por fim, exclua o histórico de conversas com o chatbot.
Após executar esses passos, o X passou a não mais utilizar as publicações do usuário para treinar o Grok e removeu o histórico de interações conforme a ação de exclusão disponível nas configurações.