Como a convivência com gatos melhora nossa saúde

Ter um gato em casa pode melhorar a saúde física e mental, segundo estudos que destacam a forte conexão emocional entre felinos e humanos.

Apesar de haver muitos benefícios, não há isenção completa de riscos (Imagem:Magui RF/Shutterstock)

A relação entre gatos e humanos remonta a milênios, e esses adoráveis felinos oferecem não apenas carinho e diversão, mas também benefícios à saúde. Estudos têm mostrado que ter um gato em casa pode trazer impactos positivos significativos, tanto na saúde física quanto mental, embora não seja isento de riscos.

Uma pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health, conduzida por pesquisadores da Universidade de Groningen, revelou que 1.800 donos de gatos na Holanda se sentem tão conectados aos seus pets que muitos os consideram parte da família, com um terço os enxergando como filhos ou amigos. Essa forte ligação resulta em gatos que frequentemente preferem interagir com seus donos do que brincar com brinquedos ou comer.

Além disso, a presença de um gato pode ajudar a combater a solidão e até mesmo aliviar sintomas de depressão. O tipo de relacionamento que os donos têm com seus gatos pode afetar esses benefícios. Outro estudo da Universidade de Lincoln, publicado na revista Animals, indicou que laços emocionais mais profundos, como a codependência, estão relacionados a uma conexão emocional mais forte.

Além disso, ter um gato pode reduzir o risco de doenças cardíacas e beneficiar a saúde intestinal, especialmente nas mulheres. A interação com esses animais não só ajuda a aliviar a depressão, mas também pode aumentar a resistência a alergias, promovendo uma vida mais saudável.