Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Com Paulo Afonso e outras 220 cidades como locais de aplicação de prova, Concurso Nacional Unificado tem inscrições abertas nesta sexta-feira

Inscrições abertas para concurso público com isenção de taxa até 26 de janeiro. Processo simplificado para CadÚnico, doadores de medula e bolsistas.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Reprodução/Resumo PB

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado iniciaram nesta sexta-feira, 19 de janeiro. Candidatos com direito à isenção de taxa têm até o dia 26 de janeiro para realizar sua inscrição, enquanto o prazo para os demais candidatos se estende até 9 de fevereiro.

O processo de inscrição ocorre no site https://cpnu.cesgranrio.org.br/login e requer uma conta no Portal Gov.br. As taxas são estipuladas em R$ 60 para candidatos de nível médio e R$ 90 para nível superior. Candidatos que possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e aqueles com ensino superior financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) podem solicitar isenção da taxa.

Processo de comprovação para isenção

  • CadÚnico: Candidatos devem fornecer o Número de Identificação Social (NIS) e declarar-se membros de família com renda mensal per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo.
  • Doadores de medula óssea: Necessário apresentar documentos comprovatórios emitidos por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
  • Bolsistas do ProUni e beneficiários do Fies: Basta indicar a opção de solicitação correspondente à sua modalidade.

A documentação deve ser enviada em formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Candidatos que fornecerem informações falsas para obter a isenção enfrentarão penalidades criminais. Além disso, terão suas inscrições canceladas e serão excluídos do concurso, dependendo do momento da detecção da fraude.

A Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, realizará a análise dos pedidos de isenção. O resultado preliminar será divulgado no dia 29 de janeiro, com possibilidade de contestação até 30 de janeiro. O resultado final será publicado em 6 de fevereiro.

As provas do concurso serão realizadas em 220 cidades em todas as cinco regiões do Brasil, incluindo Paulo Afonso, na Bahia.

Imagem: Agência Brasil

Mais Lidas