O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ampliou, a partir desta terça-feira (5), o horário de atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em nove postos do interior da Bahia. A medida, realizada em parceria com o Detran e o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), busca atender à crescente procura da população pelo novo documento, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de emissões no estado.
As cidades contempladas com a ampliação são Senhor do Bonfim, Eunápolis, Porto Seguro, Irecê, Paulo Afonso, Brumado, Guanambi, Conquista I e Valença. Os postos passam a funcionar das 7h às 15h30, sendo que, das 13h às 15h30, o atendimento será exclusivo para a emissão da CIN. O agendamento é obrigatório e pode ser feito pelo aplicativo ou portal do governo estadual (www.ba.gov.br), além do call center (71 4020-5353 e 0800 071 5353).
Com a mudança, a expectativa é de um aumento de 72,7% na capacidade de atendimento, o que representa mais de 20 mil vagas mensais para a emissão do novo documento. Segundo a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a iniciativa reforça o compromisso de ampliar o acesso aos serviços públicos e garantir mais cidadania à população baiana.
A nova Carteira de Identidade Nacional traz uma série de inovações. A primeira via é gratuita e utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. O documento permite a inclusão de outros registros, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, além de condições de saúde (como TEA e deficiências), tipo sanguíneo, fator RH e opção de doador de órgãos. O nome social também pode ser incluído a pedido do cidadão. A CIN possui versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e conta com QR Code para verificação de autenticidade.
A validade da CIN varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de até 12 anos, dez anos para pessoas de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos. A troca do antigo RG pela nova CIN não é obrigatória de imediato; o prazo para substituição vai até fevereiro de 2032.
Para mais informações, os cidadãos podem acessar o site do SAC (www.sac.ba.gov.br) ou o portal do governo estadual. A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Saeb.