Vazamentos mostraram que vários jogos cancelados acabaram chegando ao público por vias alternativas. Entre 2016 e 2021, cinco projetos que nunca tiveram lançamento oficial tiveram builds jogáveis divulgados na internet.
Quem diria que protótipos assim chegariam às mãos de fãs e preservacionistas?
Os cinco vazamentos jogáveis
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GoldenEye 007 Remaster — Desenvolvido pela Rare em 2008 para o Arcade do Xbox 360, foi cancelado cerca de dois meses antes da conclusão quando se descobriu que os direitos eram da Nintendo, Activision e MGM. A remasterização prometia melhorias visuais, taxa de 60 frames por segundo e a opção de alternar entre os gráficos novos e os originais do Nintendo 64. Uma versão beta vazou em fevereiro de 2021.
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Warcraft Adventures: Lord of the Clans — Desenvolvido pela Blizzard nos anos 1990, chegou a ficar concluído em 1998 mas foi descartado por ser considerado desatualizado e linear. Trechos circularam por anos e, em 2016, uma versão jogável foi postada no fórum Scrolls of Lore por um usuário identificado como Reitor, mostrando a sequência inicial em que Thrall acorda preso em um calabouço prestes a ser executado.
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Resident Evil 1.5 — Protótipo de Resident Evil 2 da Capcom que avançou entre 70% e 80% do desenvolvimento, mas foi descartado por apresentar diferenças substanciais em relação à versão final. Diversas builds vazaram ao longo dos anos e fãs produziram versões mais refinadas que passaram a circular em alguns sites.
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The Elder Scrolls Travels: Oblivion (PSP) — Desenvolvido em 2007 pela Climax Group London para o PlayStation Portable, foi cancelado por falta de dinheiro e tempo. O projeto teria cerca de 180 missões e uma estrutura mais linear devido às limitações do hardware. Uma build vazada mostrou o jogo jogável, embora com travamentos típicos de versões não finalizadas; o sistema de combate e movimentação lembrava o jogo original, funcionando como fases em arena.
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Star Wars: Battlefront III — Produzido pela Pandemic Studios, o projeto foi interrompido depois que a equipe não cumpriu o prazo de um ano imposto pela LucasArts. Em 2016 uma build para Xbox 360 vazou no 4chan, contendo cutscenes funcionais, jogabilidade sólida e uma parcela significativa da campanha jogável.
No fim, todos os cinco projetos tiveram builds vazados e circularam de forma não oficial, permanecendo acessíveis por diferentes meios. Não houve anúncios de lançamento oficial nem retomada formal do desenvolvimento.

