O Brasil se destaca como um mercado estratégico para a indústria automotiva global. Enquanto muitos veículos fabricados por aqui ganham o mundo, alguns projetos são pensados e desenvolvidos especificamente para atender as necessidades e particularidades do consumidor brasileiro. Por que isso acontece?
Diversos fatores contribuem para que certos modelos permaneçam exclusivos do mercado nacional. A complexa carga tributária do país é um dos principais motivos que levam as montadoras a criar ou adaptar carros focados em nossa realidade. Assim, você encontra por aqui carros que simplesmente não existem em outros lugares.
Conheça os carros feitos só para o Brasil (ou quase)
Pensados para o nosso dia a dia, esses modelos acabaram se tornando verdadeiros “brasileiros”. Embora alguns encontrem mercado em países vizinhos da América Latina, suas características principais foram moldadas pelo cenário local. Quais são eles?
O Hyundai HB20, por exemplo, nasceu com o “HB” de “Hyundai Brasil” em seu nome, mostrando sua origem. Criado para ser um carro popular e acessível, ele é produzido unicamente na fábrica de Piracicaba, em São Paulo.
O modelo virou um campeão de vendas nacional. Sim, ele conquistou países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e México, às vezes com pequenas adaptações, como o motor.
Já a Fiat Toro representa um sucesso na categoria de picapes compactas. Fabricada exclusivamente na planta da Stellantis em Goiana, Pernambuco, ela lidera as vendas em seu segmento. Compartilhando plataforma com modelos Jeep, a Toro também é exportada para outros países sul-americanos e recebeu atualizações importantes, como o motor turbo e melhor conectividade.
O Chevrolet Onix é outro modelo que teve sua jornada ligada ao Brasil. Embora tenha sido produzido brevemente na China, saiu de linha por lá. Atualmente, sua fabricação no Brasil é complementada pela produção na Colômbia, para otimizar a linha de montagem e dar espaço a outros veículos por aqui. Inicialmente, ele foi totalmente pensado para o consumidor brasileiro.
A Volkswagen também tem um carro com forte identidade brasileira: o Virtus. Produzido em duas fábricas no país, em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), ele é um sedã que se popularizou rapidamente.
Curiosamente, existe uma versão reestilizada na Índia. Ela é resultado de uma parceria com a marca Skoda, conhecida por lá como “Skoda Slavia”, mas o Virtus como o conhecemos é nosso.
Por fim, a Fiat Argo completa a lista. Fabricado em Betim, Minas Gerais, na fábrica da Stellantis, o Argo chegou para ocupar o lugar de modelos importantes na linha da Fiat. Ele se tornou uma opção popular e versátil para o mercado nacional.