O instituto Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança de veículos na região, divulgou recentemente os resultados para o Peugeot 2008 vendido no Brasil. Na quinta-feira (5), o carro recebeu apenas uma estrela de um total possível de cinco. Esse desempenho chama a atenção para a proteção oferecida aos ocupantes.
Não é a primeira vez que um modelo do grupo Stellantis apresenta uma nota baixa nos testes. Em novembro do ano anterior, o Citroën C3 Aircross obteve uma classificação ainda pior, com zero estrelas. Tanto a Peugeot quanto a Citroën fazem parte da Stellantis, que engloba outras marcas conhecidas como Fiat, Jeep e RAM.
O Que Preocupa no Peugeot 2008?
O Latin NCAP apontou falhas importantes na segurança do Peugeot 2008 durante os impactos simulados. A principal preocupação reside na proteção ao motorista em cenários de colisão frontal com barreira deformável, um teste que simula um impacto direto.
- Nesse teste específico, a área mais atingida no corpo do motorista foi o tórax, seguido pela coxa do passageiro.
- Houve também problemas com a proteção oferecida às pernas do condutor.
- A estrutura do habitáculo do carro foi descrita como instável, indicando que ela não seria capaz de suportar cargas maiores em um impacto.
- Um teste de impacto lateral contra um poste não pôde ser realizado, pois o veículo não vem equipado de fábrica com proteção lateral para a cabeça.
- O sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) também foi avaliado, mas o modelo, mesmo oferecendo a função para uso urbano como opcional, não cumpriu os requisitos mínimos de proteção passiva e disponibilidade exigidos pelo Latin NCAP.
Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCAP, falou sobre o resultado, considerando-o inaceitável. Para ele, isso demonstra uma preocupante falta de compromisso da Stellantis com a segurança básica na região. Brodziak completou dizendo que a questão não é técnica, mas sim uma decisão empresarial que prioriza a redução de custos em detrimento da vida das pessoas.
De forma semelhante, Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, expressou preocupação. Ele comentou que é problemático ver fabricantes líderes, como alguns dentro da Stellantis, continuarem a vender carros com desempenho de segurança tão baixo, dando a impressão de que as vidas na América Latina e no Caribe não são tão valorizadas quanto na Europa.
Histórico de Resultados na Stellantis
O Peugeot 2008 e o C3 Aircross não são os únicos casos recentes de carros da Stellantis com baixas notas. Entre os modelos do grupo vendidos no Brasil, o melhor resultado mais recente foi em 2018, quando a Fiat Toro conseguiu quatro estrelas.
Aquela picape mostrou boa proteção para quem estava na frente em colisões frontais e um desempenho razoável em impactos laterais. Vale lembrar que a Stellantis foi formada em 2021, unindo a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o grupo PSA (Peugeot e Citroën).
- Outros modelos da Stellantis também passaram por avaliações recentes, com os seguintes resultados para adultos e crianças:
- Citroën C3 Aircross (novembro de 2024): 0 estrela.
- Fiat Pulse (dezembro de 2023): 2 estrelas.
- Citroën C3 (julho de 2023): 0 estrela.
- Jeep Renegade (julho de 2023): 1 estrela.
- Fiat Strada (outubro de 2022): 1 estrela.
- RAM 700 (outubro de 2022): 1 estrela.
- Fiat Argo e Cronos (dezembro de 2021): 0 estrela.
- Peugeot 208 (dezembro de 2021): 2 estrelas.
O Que a Stellantis Respondeu
Diante do resultado, o Olhar Digital buscou um posicionamento da Stellantis. A empresa enviou uma nota sobre o assunto.
Na nota, a Stellantis reafirma seu compromisso com a segurança veicular e afirma que seus modelos vendidos atendem a todas as regulamentações atuais e protocolos internacionais, sendo devidamente homologados. A empresa destaca que a segurança é um conceito completo no desenvolvimento do carro, que vai além da oferta isolada de itens de segurança. Eles também mencionam que o veículo possui diferentes versões e níveis de equipamentos e que a empresa não financia ou patrocina as avaliações feitas pela entidade.
A avaliação do Latin NCAP posiciona o Peugeot 2008 entre os veículos com as notas mais baixas de segurança testados recentemente na América Latina e no Caribe.