Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Câmera com paintball e IA promete segurança domiciliar avançada

Startup cria câmera de segurança inovadora com IA, paintball e gás lacrimogêneo para proteção residencial.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Câmera

Imagine uma câmera de segurança que faz mais do que apenas observar. Uma inovadora startup da Eslovênia está transformando essa visão em realidade, criando uma câmera que não apenas identifica intrusos, mas também age para mantê-los afastados utilizando tecnologia sofisticada.

Como ela funciona

Esta não é uma câmera comum. Chamada de PaintCam Eve, ela é equipada com reconhecimento facial avançado e inteligência artificial (IA) que lhe permite decidir quando agir. Além disso, tem um mecanismo capaz de disparar bolinhas de paintball contra quem se aproximar sem autorização. Em situações mais críticas, até gás lacrimogênio pode ser utilizado como último recurso de defesa.

Controle remoto e autonomia

Através de um aplicativo, os donos podem monitorar e controlar a câmera remotamente, o que significa segurança adicional mesmo estando longe de casa. Uma característica interessante é que, mesmo que a conexão de internet seja perdida, a câmera continua sua vigilância de maneira autônoma. Para situações específicas, como o encontro entre uma pessoa conhecida e uma desconhecida no campo de visão da câmera, os usuários podem decidir manualmente o que fazer através do aplicativo.

A versatilidade no reconhecimento

Além de identificar potenciais intrusos humanos, algumas versões desta câmera prometem poder reconhecer também animais, diferenciando os familiares dos que podem representar uma ameaça. No entanto, esse avançado sistema de segurança ainda levanta questões importantes, como a possibilidade de confundir entregadores de encomendas com intrusos.

A startupslovena espera lançar a PaintCam Eve oficialmente em breve, com a campanha de financiamento coletivo prevista no Kickstarter até o dia 23 de abril. O preço, por enquanto, ainda não foi definido. Enquanto isso, a empresa já começou a demonstrar as potenciais aplicações dessa tecnologia radical na segurança doméstica.

Mais Lidas