O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu licença de operação à BYD Auto do Brasil, abrindo caminho para a fabricação de veículos da montadora chinesa no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. A portaria, divulgada no último sábado (19), tem validade de cinco anos e autoriza a produção de até 50 mil unidades por ano.
Estrutura da Unidade
A licença abrange diversas instalações essenciais para a operação fabril. Entre elas, estão:
- Edifício de armazenamento de peças importadas e kits para montagem;
- Edifício de armazenamento de baterias;
- Edifício de armazenamento de carrocerias;
- Central de armazenamento temporário de resíduos sólidos;
- Armazém de contêineres.
Todas essas estruturas estão situadas no mesmo município baiano.
Viabilidade Ambiental e Produção
O Inema, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, afirmou que a autorização concedida reflete uma análise de viabilidade ambiental minuciosa e a conformidade da empresa com a legislação vigente. O instituto ressaltou que a licença pode ser revisada ou estendida por instâncias estaduais, federais ou municipais, conforme a necessidade legal.
A planta de Camaçari, localizada em parte do antigo terreno da Ford — que encerrou suas atividades no Brasil em 2021 e vendeu o espaço ao governo da Bahia em 2023 —, é estratégica para a BYD. Embora a montadora tenha exibido os primeiros modelos montados no complexo no início do mês, a ocasião não foi uma inauguração oficial devido a pendências na documentação.
Nesse estágio inicial, a produção dos veículos não será 100% nacional. A BYD utilizará os sistemas SKD e CKD, nos quais os automóveis chegam semiprontos da China e são finalizados no Brasil, o que inclui a fabricação de modelos elétricos e híbridos como o Dolphin Mini, Song Pro e King.