Recentemente, a PowerCo, empresa integrante do Grupo Volkswagen, compartilhou resultados notáveis a respeito de um protótipo de bateria desenvolvido pela QuantumScape. Os testes revelaram que a capacidade de armazenamento da bateria sofreu uma redução ínfima de apenas 5% mesmo após a realização de mais de cinco mil ciclos de carregamento. Para fins comparativos, tal desempenho corresponderia ao uso em aproximadamente 500 mil quilômetros percorridos. Os resultados superaram as expectativas, já que o alvo dos testes indicava um limite de 700 ciclos com uma perda máxima de 20% da capacidade energética.
A bateria, um protótipo composto por 24 camadas, diferencia-se pelo uso de um material de estado sólido em substituição ao eletrólito líquido tradicional e seus componentes inflamáveis. Este avanço técnico confere à bateria vantagens como maior segurança, maior densidade energética e potencial para um carregamento mais rápido.
Frank Blome, responsável pela PowerCo, expressou sua percepção positiva acerca dos resultados obtidos, enfatizando a relevância deste avanço para o desenvolvimento de células de bateria com maior durabilidade, rapidez no carregamento e capazes de suportar longas distâncias.
Destaca-se ainda que o CEO da QuantumScape, Jagdeep Singh, apontou a singularidade dos resultados obtidos pelo protótipo, sublinhando a ausência de registros similares de desempenho em tecnologias comparáveis dentro do mesmo espectro de ciclos de teste sob condições equivalentes.
O estágio subsequente para este desenvolvimento consistirá em otimizar e escalonar os processos produtivos com a finalidade de viabilizar a produção em larga escala. Adicionalmente, vale mencionar que a Volkswagen já elabora planos para integrar essa inovadora tecnologia de bateria de estado sólido aos seus veículos elétricos, o que promete elevar a eficiência e a praticidade destes veículos, como também contribuir para a sustentabilidade dentro do setor automotivo.