Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Atualizações do Google Assistente: entenda as 17 funcionalidades que serão descontinuadas

Google Assistente corta 17 funções: adeus, comandos de voz para Fitbit e Calm!

Avatar De Curiosidades E Tecnologia

Publicado

em

Google Assistente

A empresa Google informou que, a partir de 26 de janeiro, procederá com a remoção de 17 funcionalidades do Google Assistente. A medida tem como propósito o aprimoramento do funcionamento da assistente de voz e a concentração no desenvolvimento das ferramentas mais empregadas pelos usuários. Estima-se que a cessação completa das funcionalidades ocorra até o dia 26 de fevereiro. Usuários que tentarem utilizar os serviços interrompidos serão alertados por uma notificação na tela.

Os recursos que sofrerão descontinuação incluem a integração com o aplicativo Calm e dispositivos Fitbit Sense e Versa 3, além da função de síntese do perfil de sono, execução de pagamentos e postagem em redes sociais utilizando comandos de voz. Esses ajustes afetarão o uso do Google Assistente em uma variedade de dispositivos como smartphones, relógios inteligentes e alto-falantes com tela integrada. Contudo, foram sugeridas algumas alternativas aos recursos que serão eliminados, mesmo que estas não ofereçam a mesma experiência de integração direta.

Entre as funcionalidades que serão excluídas estão a possibilidade de controle e execução de audiolivros pelo Google Play Livros por comandos de voz e a gestão ou utilização de alarmes de mídia, musicais ou de rádio. A assistência para acessar ou administrar o livro de receitas do usuário, transferir receitas entre dispositivos, assim como a reprodução de vídeos de receitas também serão descontinuadas. O gerenciamento de cronômetros e a facilidade de contactar um dispositivo ou mandar uma mensagem de voz a membros do grupo familiar por comandos de voz serão eliminados. A incapacidade de enviar e-mails, mensagens de vídeo ou áudio por voz será sentida, assim como as restrições impostas sobre o reagendamento de eventos no Google Agenda e sobre a realização de chamadas e controle de mídias com o Launcher no modo de direção do Google Maps.

Ademais, não será mais permitido agendar ou escutar anúncios previamente marcados, meditar com o aplicativo Calm por voz, ou gerir atividades no Fitbit Sense e Versa 3 através de comandos de voz. A exibição de chamadas efetuadas por dispositivos inteligentes no identificador de chamadas, a estimativa de tempo para trajetos ao trabalho e o caminho para viagens pessoais usando voz também serão funcionalidades desativadas. A consulta de informações de contato por voz e ações como efetuar pagamento, reservas ou postagens em redes sociais igualmente não serão possíveis.

A empresa, além disso, anunciou mudanças no Google App, onde tocar no ícone do microfone resultará em exibição dos resultados de pesquisa, descartando o uso desta ferramenta para comandos específicos como acender as luzes ou enviar mensagens. Entretanto, a ativação por voz do assistente continuará viável através do comando “Ok Google”, e será adicionada a funcionalidade de ativação ao pressionar o botão inicial ou liga/desliga em alguns dispositivos Android.

Informações adicionais sobre as atualizações e recursos do Google Assistente podem ser obtidas na plataforma oficial da Google e em outras fontes confiáveis como The Verge.

Continuar lendo

ANÚNCIO

Mais Lidas