A verdade sobre OVNIs no Brasil pode estar a poucos cliques de distância. O Arquivo Nacional acaba de disponibilizar um vasto acervo de documentos sobre avistamentos em território brasileiro. São centenas de registros que cobrem décadas de mistério no céu.
No total, são 893 documentos catalogados, abrangendo o período de 1952 a 2023. Eles estão disponíveis no site do Arquivo Nacional e listados por ordem cronológica de aparição. Para acessar, basta procurar na seção de Favoritos.
Detalhes dos avistamentos e como acessar
Cada caso registrado no acervo conta com diversos tipos de documentação. Quem busca mais informações pode encontrar fotos, tanto amadoras quanto profissionais, desenhos feitos por testemunhas, gravações de áudio e reportagens publicadas em jornais e revistas da época dos eventos.
Recentemente, em agosto de 2024, o Arquivo Nacional falou sobre novos relatos vindos de pilotos brasileiros. Esses profissionais da aviação compartilharam suas experiências com os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgãos vinculados à Força Aérea Brasileira (FAB).
Em 2023, a FAB recebeu 30 relatos relacionados a OVNIs. A maioria desses avistamentos ocorreu na região Sul do Brasil, com maior concentração nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As descrições fornecidas pelos pilotos frequentemente apontam para características e manobras que fogem aos padrões das aeronaves conhecidas.
Os pilotos descreveram objetos com diferentes formas e comportamentos. Eles falaram em velocidades extremas e manobras incomuns. Veja alguns exemplos notáveis dos relatos:
- Um piloto avistou uma luz circular vermelha e verde por volta das 3h, cujo tamanho variava, e descreveu o objeto voando dez vezes mais rápido que um avião comercial.
- Outro piloto, aproximando-se do aeroporto de Porto Alegre, comunicou ter visto um OVNI parado por volta das 21h30, cuja cor alternava entre branco e laranja e parecia mudar de tamanho.
- Perto do mesmo aeroporto, um piloto relatou ter visto de cinco a seis OVNIs com tamanho parecido com faróis de aeródromos, voando a cerca de 12 km de altitude e a uma velocidade estimada em três ou quatro vezes a velocidade do som.
- Voando sobre Ilha Comprida, SP, por volta das 2h, um piloto viu de quatro a cinco OVNIs descritos como muito rápidos, no mínimo oito vezes a velocidade do som, voando em círculos com luzes brancas intermitentes.
Para explorar esses documentos e muitos outros, acesse o site do Arquivo Nacional. Vá na seção Favoritos e clique em “Objetos Voadores Não Identificados”. Será necessário fazer um login simples para visualizar o conteúdo completo do acervo.
Se você presenciou algo e quer contribuir com o acervo, o Arquivo Nacional também está aberto a receber informações. Você pode enviar relatos e documentos por e-mail para o endereço oficial ou entregar pessoalmente na sede, localizada no Rio de Janeiro.
OVNI: apenas um objeto não identificado
É importante entender que a sigla OVNI, ou Objeto Voador Não Identificado, não implica diretamente em naves extraterrestres ou discos voadores. Essa denominação é usada para qualquer objeto voando que não teve sua origem ou natureza identificada de imediato por observadores ou autoridades.
Portanto, um OVNI pode ser na verdade algo bem mais comum. Satélites, drones, balões meteorológicos ou até fenômenos naturais ainda sem explicação clara podem ser classificados como OVNIs até que sejam positivamente identificados. O termo é a versão em português de UFO, de “Unidentified Flying Object”, usado internacionalmente.