A Apple revelou a linha iPhone 17 e apresentou o iPhone Air, anunciado como o modelo mais fino da família. Curiosamente, é também o primeiro iPhone com câmera única a receber o modo retrato na sua versão “completa”.
O modo retrato foi lançado originalmente no iPhone XR, com o objetivo de destacar pessoas ou animais ao desfocar o fundo em aparelhos que tinham só uma câmera traseira.
Com o tempo, o recurso foi ampliado nos modelos com múltiplos sensores e começou a abranger objetos — flores, pratos de comida e afins. Ainda assim, a versão completa do modo retrato ficou restrita a aparelhos com conjuntos de câmeras traseiras múltiplas; por exemplo, o iPhone 16e, lançado no início de 2025, oferecia esse modo completo apenas para pessoas e animais.
O que muda na prática
Segundo a Apple, o iPhone Air terá todos os recursos da versão completa do modo retrato, permitindo fotografar qualquer assunto em retrato mesmo com um único sensor — aproximando, assim, as capacidades de câmera deste modelo às dos telefones com várias lentes.
- Mais fino: anunciado como o modelo mais fino da linha.
- Modo retrato completo em câmera única: promete funcionar para qualquer tipo de assunto.
- Lançamento previsto: o aparelho foi apresentado no dia 9 e será lançado com a linha iPhone 17 no dia 19 de setembro.
Então, isso muda a escolha de quem prefere um telefone mais fino? Depende — a proposta do iPhone Air é justamente reunir um design mais enxuto com recursos de câmera que até agora estavam restritos a modelos com múltiplas lentes.