Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Após encerramento do prazo, Bahia informa que nova carteira de identidade só será emitida a partir de maio

Bahia encontra dificuldades na emissão da nova Identidade Nacional. Sistema modernizado em processo.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Após Encerramento Do Prazo, Bahia Informa Que Nova Carteira De Identidade Só Será Emitida A Partir De Maio
Foto: Itep/Divulgação

O prazo para que os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina nesta quinta-feira (11), no entanto, a Bahia ainda se prepara para a implementação prevista para iniciar a partir de maio de 2024. Esse novo documento substituirá o tradicional RG (Registro Geral), adotando exclusivamente o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) como identificação.

A mudança coloca a Bahia, juntamente com Amapá e Roraima, entre as últimas unidades federativas a aderirem ao novo sistema de identificação, que já foi implantado em 23 estados e no Distrito Federal.

De acordo com informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPL) passa por um processo de migração para o novo sistema. Esse processo inclui a instalação e a migração de um banco de dados contendo 11 milhões de biometrias, seguido de treinamento dos servidores.

“A Bahia enfrentou um processo licitatório criterioso para a implementação de um sistema de identificação moderno, culminando na assinatura do contrato em 1º de setembro de 2023. Estamos na fase de instalação e migração do sistema, com previsão de conclusão até o final de maio de 2024”, informou o DPT.

A nova Carteira de Identidade Nacional visa unificar a identificação dos brasileiros, eliminando a possibilidade de uma pessoa possuir várias carteiras de identidade, uma de cada unidade da federação, como permitia o modelo antigo. Esse novo formato, com o CPF como único número de identificação, busca simplificar a documentação e melhorar a segurança na identificação dos cidadãos.

ANÚNCIO

Mais Lidas