Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Anvisa proíbe novamente venda do álcool 70% líquido

Anvisa proíbe venda de “álcool 70” líquido; só versão em gel segue legal. Medida responde ao fim do prazo de autorização e riscos de incêndio.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Álcool 70%

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como Anvisa, fez um anúncio importante sobre o álcool 70%. Se você costuma usá-lo na versão líquida para desinfetar as mãos ou superfícies, temos uma notícia: essa versão do produto foi proibida mais uma vez. Por outro lado, a versão em gel, que muitos de nós passamos a usar com mais frequência desde o início da pandemia, pode continuar sendo vendida.

Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, a Anvisa havia liberado temporariamente a venda do álcool 70% líquido. Isso porque precisávamos de todas as ferramentas possíveis para lutar contra o vírus. Mas, como todas as coisas, essa permissão tinha um prazo de validade, que expirou em dezembro de 2023.

Para as lojas que ainda têm o álcool 70% líquido em estoque, a Anvisa deu um prazo final: até o dia 30 de abril para venderem o que restou. Depois dessa data, eles não poderão mais comercializar o produto.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, a decisão da Anvisa não é novidade. Na verdade, o álcool 70% líquido já tinha sido proibido em 2002. O motivo? É altamente inflamável e estava associado a um grande número de acidentes.

Então, se você é fã do álcool 70% líquido, essa é a hora de se adaptar à versão em gel ou buscar alternativas para se manter seguro e higienizado. Lembre-se: a segurança sempre vem em primeiro lugar!

Mais Lidas