Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Anvisa aprova projeto para implementação de bula digital de medicamentos

Anvisa aprova projeto-piloto para introdução de QR Code em bulas de remédios.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Anitage/Shutterstock

Nesta quarta-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um passo significativo ao aprovar um projeto-piloto que visa a implementação da bula digital para medicamentos no Brasil. Em determinados medicamentos, será adicionado um QR Code que, ao ser escaneado, direcionará o usuário a um link com informações adicionais sobre o remédio.

De acordo com a Anvisa, o projeto terá validade até 31 de dezembro de 2026, período no qual as informações coletadas e monitoradas servirão como base para uma regulamentação definitiva no futuro. O diretor da Anvisa e relator do projeto, Daniel Pereira, destacou que a proposta representa um avanço na modernização e transformação digital na área da saúde, alinhando-se às práticas globais.

A Anvisa esclareceu que, mesmo com a introdução da bula digital, a versão impressa continuará a ser oferecida aos pacientes e profissionais da saúde que a solicitarem. Além disso, farmácias e drogarias deverão informar claramente que disponibilizam a bula digital, por meio de um aviso com os seguintes dizeres: “Atenção: Este estabelecimento dispensa medicamentos com bula digital! Você pode acessá-la online. Caso prefira, solicite a bula impressa a um de nossos atendentes.”

Mais Lidas