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Curiosidades e Tecnologia

Amantes de aeronaves: confira essas 5 curiosidades do mundo da aviação

Última atualização: 15/04/2024 19:15
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Você já notou algum detalhe em um avião que lhe deixou curioso? As aeronaves são algumas das obras de engenharia mais impressionantes do mundo, e nada existe numa aeronave por acaso.

Neste artigo exploramos algumas curiosidades e pequenos detalhes que o mundo da aviação tem para oferecer!

O que causa o som de um ‘latido de cachorro’?

Você já ouviu um som semelhante ao latido de um cachorro quando o avião liga ou desliga os motores? Este som intrigante é característico do modelo de médio curso mais popular da Airbus, o A320 e outras variantes da mesma família (A318, A319 e A321).

Mas o que causa esse som? Por que esse som só é audível quando os motores dão partida?

Esse som é causado pela PTU (Power Transfer Unit), que é um tipo de bomba hidráulica reversível. Sistemas hidráulicos são sistemas que utilizam fluidos para gerar energia para realizar diversas atividades que requerem alta densidade de potência, como movimentação de superfícies de aeronaves (trem de pouso, flaps, entre outros).

A família A320 possui três sistemas hidráulicos independentes, projetados para criar redundância, ou seja, em caso de falha individual do sistema, os sistemas redundantes podem entrar em ação. Os três sistemas hidráulicos são:

  • Sistema verde, pressurizado por bomba acionada por um dos motores da aeronave;
  • Sistema amarelo, pressurizado por bomba acionada pelo outro motor da aeronave;
  • Sistema azul, pressurizado por bombas elétricas.

A PTU está localizada entre os sistemas verde e amarelo e utiliza fluido hidráulico de um sistema para acionar a bomba e pressuriza o outro sistema (os fluidos hidráulicos não são transferidos entre sistemas) se houver diferença de pressão.

Os sistemas hidráulicos do A320 operam a uma pressão de 3.000 PSI e devem ser balanceados para estarem prontos para operar imediatamente em caso de falha do sistema. Quando a diferença entre o sistema verde e o sistema amarelo for superior a 500 PSI, o PTU entra em ação. Por exemplo, se o sistema verde estiver operando na pressão correta, mas a pressão no sistema amarelo for inferior ao mínimo estabelecido, a aeronave aciona o PTU, que utilizará o fluido hidráulico do sistema verde para acionar a bomba do sistema amarelo. e pressurize-o até que a diferença seja inferior a 500 PSI.

Agora, como os motores da aeronave não são acionados simultaneamente, há um desequilíbrio de pressão ao acionar o segundo motor, pois o sistema alimentado pelo primeiro motor já está pressurizado e o sistema alimentado pelo segundo motor ainda está na fase de pressurização – Esta combinação cria as condições para que o PTU entre temporariamente em funcionamento e produza o famoso som de “cachorro latindo”. O mesmo efeito pode ocorrer ao desligar um motor antes do outro, pois também ocorre um desequilíbrio de pressão.

Para que serve a ‘protuberância’ na parte traseira da fuselagem?

Apreciar aeronaves durante a decolagem e aterrissagem, ou mesmo paradas no aeroporto, é um hobby muito popular. Viajantes frequentes e casuais ou spotters de aviação certamente notaram uma pequena “protuberância” na parte traseira da fuselagem de algumas aeronaves.

Qual é a função deste dispositivo? Por que apenas alguns aviões os possuem?

O fato de apenas alguns aviões possuírem este dispositivo significa por si só que ele não é um sistema crítico para a aeronave. Este dispositivo é mais comum em aeronaves mais novas e de longo curso, embora esteja cada vez mais presente em aeronaves de médio curso, pelo que está relacionado com o serviço que se tornou disponível na última década.

Você já desconfia do que se trata? Bem, esse dispositivo é a antena WiFi da aeronave!

Cada vez mais companhias aéreas oferecem WiFi aos seus clientes, embora o serviço seja frequentemente pago ou limitado. A velocidade da Internet ainda está longe de atingir velocidades estratosféricas ou, em muitos casos, de estar disponível a um preço acessível.

A Austrian Airlines, por exemplo, oferece este serviço aos passageiros inscritos no programa Miles & More, no formato “Free Messaging”, que permite o envio de mensagens gratuitamente (via WhatsApp, por exemplo). Este formato permite que você se comunique com seus amigos ou familiares, mas não permite assistir filmes em streaming, acessar seus cassinos online favoritos ou outras formas de entretenimento.

Por que existem tantas antenas nas asas dos aviões?

Quem já viajou ao lado da asa certamente notou as pequenas ‘antenas’ que ficam distribuídas na parte traseira das asas e em outras superfícies do avião. Para que servem essas ‘antenas’?

Esses dispositivos são chamados de descarregadores estáticos (ou Static Wicks) e, como o nome sugere, servem para descarregar a eletricidade estática do avião. Durante todo o voo, a fricção do ar movendo-se em alta velocidade pela fuselagem gerará cargas negativas que se acumulam na fuselagem do avião. De acordo com as leis da física, a aeronave tenderá a equalizar a sua carga com a do ambiente circundante, ou seja, procurará libertar-se das cargas negativas acumuladas.

As cargas tendem a “sair” da fuselagem através de objetos pontiagudos. Portanto, os Static Wicks, devido ao seu formato, ajudam as cargas a se libertarem da fuselagem. Na ausência destes descarregadores estáticos, as cargas seriam libertadas por outros objetos pontiagudos, incluindo antenas de radiocomunicação, causando ruído nas comunicações ou interferência nos sistemas de navegação.

Por que as ‘caudas’ dos aviões estão todas alinhadas no mesmo lado?

Você já percebeu que quando há vários aviões parados em paralelo no aeroporto, o estabilizador vertical, localizado na ponta da cauda, tem todos a mesma inclinação?

Alguns leigos podem imaginar que a posição da cauda pode ser devida à manobra de estacionamento do avião – semelhante a girar as rodas do carro para estacionar. Na verdade, o estabilizador só tem capacidade de manobrar o avião quando este está em alta velocidade, portanto o movimento do estabilizador vertical no solo não afeta o movimento do avião (exceto durante a corrida de decolagem).

A explicação é muito simples: quando estacionado no aeroporto com os motores desligados, não há pressão nos sistemas hidráulicos do avião. Portanto, não há como controlar as superfícies móveis do avião e elas são suscetíveis a fatores externos. No caso dos estabilizadores verticais, estes se alinharão dependendo da direção do vento que sopra no aeroporto, de forma que todas as aeronaves estacionadas em paralelo tenham sua ‘cauda’ alinhada para o mesmo lado.

Estas foram apenas algumas das muitas curiosidades que intrigam muitos entusiastas da aviação ou leigos. Nada num avião existe por acaso, por mais aleatório que pareça!

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