Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Alerta na Bahia: mortes por dengue sobem para 22

A Bahia registra 22 mortes por dengue, com Vitória da Conquista no foco. Epidemia se espalha por 285 municípios, com 45 em risco.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem ilustrativa (reprodução/ redes sociais)

A Bahia está enfrentando um aumento significativo no número de mortes causadas pela dengue, com o total de óbitos chegando a 22, conforme o último registro. O caso mais recente foi identificado no município de Vitória da Conquista, localizado no sudoeste do estado, que agora lidera as estatísticas de vítimas fatais da doença na região. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou essas informações, destacando que o estado mantém 285 cidades em estado de epidemia, além de 45 municípios classificados como em risco e 12 em alerta.

As mortes foram distribuídas entre várias cidades, com Vitória da Conquista registrando o maior número (5), seguida por Jacaraci (4), Piripá (3), e outras localidades também afetadas. Este cenário coloca Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana como as cidades com os maiores números de casos prováveis de dengue, com Conquista notificando 11.627 casos, Salvador com 4.962, e Feira de Santana com 2.888 casos.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab revelou que, apesar do crescimento no número de óbitos, a taxa de letalidade da Bahia, de 1,47%, ainda se mantém abaixo da média nacional. Este ano, até o dia 23 de março, foram registrados 81.428 casos prováveis de dengue no estado, um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano anterior, que teve 13.854 casos. Isso representa um crescimento de 487,8% e um Coeficiente de Incidência de 575,8 casos por 100.000 habitantes, com 285 municípios em estado de epidemia.

Em resposta a essa situação alarmante, a Sesab emitiu recomendações urgentes para Vitória da Conquista, pedindo uma intensificação nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e a ampliação dos horários de funcionamento dos postos de saúde, incluindo fins de semana e feriados. Além disso, um ofício foi enviado à Prefeitura local, sugerindo a instalação imediata de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e encaminhamento para unidades hospitalares quando necessário. Ainda há uma espera pelas ações sugeridas serem completamente implementadas pelo município.

Mais Lidas