A capital baiana se prepara para os momentos mais importantes do calendário católico com uma programação intensa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. O arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, comandará os principais ritos que relembram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Nesta Quinta-feira Santa, dia 2 de abril, as atividades começam cedo. Às 9h, acontece a Missa da Unidade com a renovação das promessas sacerdotais. Já no período da noite, às 18h, será realizada a Missa da Ceia do Senhor, marcada pelo tradicional rito do lava-pés, simbolizando a humildade de Cristo.
Na Sexta-feira Santa, dia 3, o silêncio e a oração tomam conta da Catedral a partir das 15h, horário da Ação Litúrgica Solene da Paixão do Senhor. Este é o único dia do ano em que não se celebram missas, focando apenas na adoração da cruz e na comunhão.
O final de semana começa com a Vigília Pascal no Sábado Santo, às 18h, preparando os fiéis para a grande festa cristã. O encerramento da programação oficial será no Domingo de Páscoa, dia 5 de abril, com a Missa Solene da Ressurreição às 10h da manhã.
Além dos eventos centrais no Terreiro de Jesus, as 102 paróquias espalhadas por Salvador também terão cronogramas próprios para atender as comunidades locais. A expectativa é que milhares de devotos e turistas acompanhem as celebrações no Centro Histórico.







