Última hora
PMPA - 5736
Cultura

Jonas Sulzbach é denunciado ao Ministério Público por suposta homofobia no BBB 26

Ex-participante do reality show é alvo de representação após imitações consideradas ofensivas contra a comunidade LGBTQIAPN+

Redação ChicoSabeTudo
02 de abril, 2026 · 14:41 1 min de leitura

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) já analisa uma denúncia formal de homofobia contra Jonas Sulzbach, participante do BBB 26. O caso foi encaminhado para a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial, após falas e comportamentos do brother no reality show gerarem revolta.

Publicidade

A representação foi protocolada por Agripino Magalhães Júnior, presidente da Associação do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo. O documento aponta que Jonas teria usado imitações estereotipadas e expressões pejorativas para ridicularizar homossexuais durante dinâmicas do programa em fevereiro de 2026.

Segundo o texto da denúncia, o participante teria agido com o intuito de ofender e segregar a comunidade, utilizando frases como "tá afetado" e "olha que afetadinho" em tom de deboche. A acusação sustenta que as atitudes configuram discurso de ódio e humilhação coletiva em rede nacional.

O caso pode ser enquadrado na Lei nº 7.716/1989, que trata de crimes resultantes de preconceito. Se a denúncia for aceita e Jonas for condenado, as penas para esse tipo de crime podem chegar a cinco anos de reclusão, considerando o agravante da ampla divulgação pelas redes sociais.

Publicidade

Até o momento, o promotor responsável avalia os fatos para decidir se oferecerá uma denúncia formal à Justiça. A equipe de Jonas Sulzbach e a Rede Globo ainda não se manifestaram oficialmente sobre o processo, mas o espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia também