A tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia, reuniu milhares de fiéis, baianos e turistas nesta quinta-feira (15). A celebração deste ano, no entanto, teve um toque especial e histórico: a empresária e advogada Isabela Suarez assumiu o papel de juíza da Festa do Senhor do Bonfim.
Com sua participação, Isabela Suarez se tornou a primeira mulher a ocupar essa função de grande peso simbólico e institucional, que tradicionalmente era exercida por lideranças masculinas da vida pública baiana. Ela é a atual presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), a entidade empresarial mais antiga do país.
Durante os festejos, Isabela representou a celebração de forma institucional, atuando para fortalecer a comunicação e o bom relacionamento entre a Irmandade do Bonfim, a sociedade civil e os diferentes setores produtivos. O cargo de juíza é muito importante na história da festa e já foi ocupado por figuras de destaque na política, na economia e na vida social da Bahia.
Um convite de honra e forte simbolismo
“Ser juíza da Festa do Nosso Senhor do Bonfim é assumir um papel de honra, representação e cuidado simbólico com uma das maiores manifestações religiosas e culturais da Bahia. Só gratidão por toda a caminhada que me trouxe até aqui”
Foi assim que Isabela Suarez descreveu a importância do convite. Para ela, o simbolismo da função é enorme, especialmente por se tratar de uma das maiores e mais importantes festas religiosas e culturais do estado.
A conexão de Isabela com o Senhor do Bonfim vai além do cargo institucional. Sua devoção foi construída e reforçada por experiências pessoais e familiares marcantes. Ela conta que o nascimento de seus filhos em datas ligadas à festa e um momento envolvendo seu avô materno — que, mesmo doente, era sempre visto vestindo uma camisa com a imagem do santo — a aproximaram ainda mais da fé.
A presença da presidente da ACB na Lavagem do Bonfim também trouxe um olhar mais moderno para a tradição. Ela destacou a crescente participação feminina em posições de liderança e o compromisso contínuo com o avanço institucional e econômico da Bahia.
Bênção e ligação histórica
No trajeto da procissão, um momento significativo aconteceu quando o Palácio da Associação Comercial da Bahia, localizado no percurso do cortejo, recebeu a bênção do reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, padre Édson Menezes. Esse gesto simbólico ressaltou a ligação de longa data entre a ACB, a cidade de Salvador e os festejos religiosos, que há séculos encantam e emocionam baianos e turistas.
A nomeação de Isabela Suarez como juíza da festa é um marco que celebra não apenas a tradição, mas também a evolução da sociedade baiana, abrindo portas para que mais mulheres ocupem espaços de destaque e liderança em eventos de grande relevância cultural e religiosa.







