É oficial e é para fazer história! O ator Wagner Moura é o primeiro brasileiro a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator. Ele concorre pela sua atuação no filme "O Agente Secreto", colocando o Brasil em um novo patamar na maior premiação do cinema mundial.
O longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho, não parou por aí. "O Agente Secreto" abocanhou um total de quatro indicações, igualando o recorde de "Cidade de Deus". Além de Melhor Ator, o filme disputa os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.
No filme, Moura interpreta um professor que foi vigiado pela ditadura militar em 1977. O ator já chega como um dos favoritos, depois de ter ganhado o Globo de Ouro pelo mesmo papel, o que aumenta a expectativa para a cerimônia do Oscar.
Mas a festa brasileira em Hollywood não é só de Wagner Moura. O país também celebra a indicação inédita de Adolpho Veloso na categoria de Melhor Fotografia. Ele é o primeiro brasileiro a concorrer nesse prêmio técnico tão importante.
O trabalho de Veloso foi no filme "Sonhos de Trem", uma produção filmada nos Estados Unidos. O diferencial que chamou a atenção da Academia foi o uso de luz natural para criar as imagens do longa, que conta a história de um trabalhador de ferrovia.
O cinema nacional ainda mostrou força com dois documentários que chegaram na lista de semifinalistas: "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa, e "Yanuni", que tem produção de Leonardo DiCaprio. Mesmo não entrando na lista final, a presença deles mostra o prestígio do Brasil lá fora.







