A energia do Carnaval de Salvador, na Bahia, ganha um brilho especial com o retorno de Guga Camafeu aos vocais do tradicional grupo Ara Ketu. A reestreia do cantor acontece nesta quinta-feira (12), no Circuito Dodô, que atravessa a Barra-Ondina. A celebração já vem com um anúncio emocionante: o Ara Ketu homenageará sua fundadora, Vera Lacerda, com o tema “Ara Ketu à Vera” para o Carnaval de 2026.
A homenagem a Dona Vera, como é carinhosamente conhecida, celebra seus 80 anos e é um reconhecimento importantíssimo. Guga Camafeu destaca que esta é uma forma de honrar “a força da mulher preta”, um pilar fundamental na história da banda. “Estamos muito felizes e honrados. Não tem nada melhor do que começar o nosso Carnaval com uma homenagem tão significativa”, afirmou Camafeu, transbordando alegria.
Uma Conexão de Coração e História
Com uma história rica na música, Guga Camafeu não é um estranho ao legado do Ara Ketu. Ele compartilha um profundo respeito pela trajetória do grupo e pela visão de Dona Vera, que sempre foi rigorosa com a escolha dos temas que embalam a folia. “O Ara Ketu sempre teve a tradição de vir com temas, e Dona Vera sempre foi muito criteriosa com isso. Tem toda a sua história, e quando cheguei, tive a oportunidade de estudar, sempre fui fã e um admirador”, explica o cantor, sobre a paixão que o une à banda.
A empolgação com o retorno e a homenagem é palpável, especialmente pela resposta do público. Guga Camafeu notou uma linda “reconexão do público com o Ara Ketu”. Ele conta que os ensaios abertos, realizados nos dias 22 e 5 no Pelourinho, foram um sucesso estrondoso.
Publicidade“Tá todo mundo indo para as ruas e acompanhando. Estou achando tudo muito lindo, estamos conseguindo reconectar tudo. Tivemos os ensaios no Pelourinho e foi uma receptividade maravilhosa. Todo mundo ama o Ara Ketu”, comemorou Guga, vibrando com o carinho dos fãs.
“Cobertor”: Um Clássico Que Arrepia
Perguntado pelo Bahia Notícias sobre seu clássico favorito do Ara Ketu, Guga Camafeu não pensou duas vezes antes de responder: “Cobertor”. Embora não seja o “carro-chefe” dos shows, ele descreve a música como “bem intensa” e um momento em que “todo mundo canta” junto, mostrando a força e a atemporalidade das canções do grupo.
A reestreia de Guga Camafeu e a celebração de Dona Vera Lacerda prometem um Carnaval inesquecível, reforçando a identidade e a alegria que só o Ara Ketu consegue trazer para as ruas de Salvador.







