A cantora Claudia Leitte fez uma declaração que agitou o cenário musical ao se posicionar como pioneira em grandes shows gratuitos nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. A artista, antes de subir ao palco do Festival Virada Salvador, em Salvador, na Bahia, no último domingo (28), fez questão de frisar que sua marca foi deixada muito antes de apresentações internacionais recentes.
A discussão sobre o poder de atrair milhões de pessoas para um show na praia ganhou destaque mundial em 2024, quando a superestrela Madonna levou uma multidão para uma performance histórica e gratuita no mesmo local. No entanto, para Claudia Leitte, a experiência de lotar Copacabana já é um feito conhecido.
"A primeira que botou para lascar lá foi uma brasileira", afirma Claudia Leitte
Em conversa com a imprensa, a cantora não hesitou em comparar seu feito com o de outras gigantes da música pop:
"Meu empresário disse que se tivesse 40 mil pessoas já seria incrível, mas no final do dia quase um milhão apareceu. Lady Gaga foi massa, Madonna foi massa, mas a primeira mulher que botou para lascar lá foi uma brasileira: Claudia Leitte", declarou a artista.
O momento citado por Claudia Leitte aconteceu em 2008, marcando um ponto crucial em sua carreira. Foi naquela ocasião que ela gravou seu primeiro DVD em carreira solo, após sua saída do Babado Novo, em um evento grandioso que ficou gravado na memória de muitos. Na época, a Polícia Militar estimou um público de aproximadamente 700 mil pessoas, mas os números atualizados mostram que a apresentação reuniu mais de um milhão de fãs.
Ainda em Copacabana, Claudia Leitte repetiria o sucesso de público em outra ocasião memorável: o Réveillon. Nesse evento, a cantora levou nada menos que 2,3 milhões de pessoas para celebrar a chegada do ano novo, consolidando sua capacidade de arrastar multidões para seus shows ao ar livre.
Shows gratuitos e o desafio do investimento milionário
A grandiosidade e o impacto de eventos como os de Copacabana, que atraem milhões de pessoas de forma gratuita, também levantam debates sobre os investimentos necessários para realizá-los. Um exemplo disso foi a fala do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que no dia anterior à declaração de Claudia Leitte, comentou sobre a possibilidade de a capital baiana sediar shows internacionais gratuitos.
O prefeito expressou preocupação com a percepção da população em relação a um investimento milionário para um projeto de tamanha magnitude, ressaltando os desafios financeiros e logísticos envolvidos em promover espetáculos para um público tão numeroso sem cobrança de ingresso. A fala de Bruno Reis sublinha a complexidade por trás desses megaeventos, que, embora populares, exigem um planejamento e um aporte financeiro consideráveis.







