Os ingredientes base de um acarajé são feijão fradinho, cebola, sal e dendê. Correto? Mas há quem queira inovar na cozinha, como foi o caso da apresentadora Ana Maria Braga.
O que não significa que o acarajé repaginado da global tenha agradado a gregos, troianos e baianos.
A apresentadora se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais ao ensinar os telespectadores a fazer um Acarajé com massa de milho verde.
A receita, que foge completamente da proposta e da tradição do quitute baiano, espiga de milho, claras em nevem salsa e cebolinha, pimenta e azeite de dendê.
Para acompanhar o bolinho, Ana Maria fez um pirão de leite, quiabo refogado com linguiça suína e vinagrete.
No Twitter, os internautas criticaram a mudança feita por Ana. “Ana Maria Braga está ASSASSINANDO o conceito do Acarajé”, pontuou um telespectador. “Você liga a TV e a Ana Maria Braga tá fazendo acarajé com milho verde (?!) e calabresa ao invés de camarão (wtf) falando, ao mesmo tempo, que ama a Bahia e adora acarajé, imagina se não gostasse”, questionou outro.
Outros levaram a receita como uma ofensa e pediram respeito a apresentadora, ao falar sobre uma marca da Bahia.
“Ana Maria Braga no #Encontro fazendo uma aberração com milho, queijo coalho e afins e chamando de acarajé. Acarajé é patrimônio cultural imaterial, além de ser comida de orixá. Tem preparo, tem receita, tem tradição e tem respeito. #Acarajémerecerespeito”