Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Jovem morre em grave acidente próximo ao Aeroporto de Paulo Afonso

Veículo envolvido em acidente que matou jovem é localizado abandonado em Paulo Afonso

Vaqueiro e mototaxista: saiba quem era o jovem que faleceu em acidente na madrugada deste sábado em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Lula deixa a prisão em Curitiba, agradece a militantes e critica Lava Jato

Última atualização: 09/09/2020 11:20
Compartilhar
Compartilhar

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8).

- Anúncio-

Ele – que estava preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal (PF) – saiu do local por volta das 17h40 e fez um discurso no qual agradeceu a militantes que ficaram em vigília por 580 dias, dizendo que eles eram “o alimento da democracia que eu precisava para resistir à canalhice que lado podre do Estado brasileiro, da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal”.

Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade.

Em seu discurso ao deixar a prisão, Lula:

- Anúncio-

– agradeceu a seus apoiadores que durante 580 dias ficaram perto da sede da PF em Curitiba;

– disse que “lado podre do estado brasileiro, da Justiça, do MP, da PF e da Receita trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, o PT e o Lula”;

- Advertisement -

– criticou o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Paraná, e o ex-juiz da operação, Sérgio Moro, atual ministro da Justiça;

– afirmou ter “vontade de provar que este país pode ser muito melhor na hora em que tiver um governo que não minta tanto quanto o [presidente Jair] Bolsonaro pelo Twitter”;

-apresentou a namorada, a quem se referiu como “companheira”, dizendo: “Vocês sabem que eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada, ficar apaixonado e ainda ela aceitar casar comigo – é muita coragem dela”;

– antecipou que viajaria a São Paulo e que “depois as portas do Brasil estarão abertas para que eu possa percorrer este país”.

Condenações e processos

Na primeira instância, em decisão do então juiz Sérgio Moro, a pena imposta a Lula era de 9 anos e 6 meses, por corrupção e lavagem de dinheiro.

O juiz entendeu que o ex-presidente recebeu o triplex do Guarujá como propina da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente afirma ser inocente.

Depois, na segunda instância, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) elevou a pena para 12 anos e 1 mês.

Em abril deste ano, o tempo foi reduzido a 8 anos, 10 meses e 20 dias no Superior Tribunal de Justiça (STJ), considerado a terceira instância.

Também na Lava Jato, em fevereiro deste ano o ex-presidente também foi condenado em primeira instância pela juíza substituta Gabriela Hardt por corrupção e lavagem de dinheiro por ter recebido propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia (SP).

Nesse processo, a pena é de 12 anos e 11 meses. A defesa recorreu, e a ação ainda não foi julgada pelo TRF4.

Lula nega as acusações.

O ex-presidente responde a mais seis processos. Ele foi o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

MAIS LIDAS

Velório de Andrey Rener reúne multidão em Paulo Afonso e momento comovente com cavalo marca despedida do vaqueiro
Polícia e investigação
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cantora Vanessa Rios, 41, morre por câncer raro no pulmão
Entretenimento
Bebê dado como morto chora dentro do caixão em pleno velório no Acre
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Bolsa Família: Caixa deposita parcela de outubro para NIS final 6

Foto: Divulgação / Mp-Ba
Cenário Político

Pedro Maia será presidente do CNPG; posse em 16 de dezembro

Cenário Político

Candidatos não realizam Prova Nacional Docente em Paulo Afonso por erro na distribuição das avaliações

Foto: Divulgação / Mp-Ba
Cenário Político

CT Vidas, em Ipirá, é interditada após MP encontrar 89 pessoas

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Cenário Político

Entorno do governador Jerônimo chama ACM Neto de ‘desistente’

Foto: Reprodução / Tv Record
Cenário Político

Milei vence legislativas na Argentina; Libertad Avanza tem 64 cadeiras

Profissional Realizando A Instalação De Uma Antena Parabólica - Imagem: Pituktv/Shutterstock
Cenário Político

Parabólicas gratuitas do Brasil Antenado para famílias de baixa renda

Cenário Político

Prefeito Tista de Deda e pré-candidato Carlinhos Sobral reúnem lideranças para construir projeto político unificado

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?