Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Jovem é decapitada na Bahia e bilhete do Comando Vermelho é encontrado ao lado da cabeça

Foto: Reprodução / Bahia Extremo Sul

Homem de 22 anos é executado minutos após deixar delegacia

Colega dá detalhes sobre acidente que matou petroleiro pauloafonsino na Coreia do Sul: “Estrutura cedeu”

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Presidente Temer pede suspeição de Janot

Última atualização: 09/09/2020 11:04
Compartilhar
Compartilhar

O presidente Michel Temer pediu nesta terça-feira, 8, a suspeição – e impedimento – de seu algoz, o procurador-geral da República Rodrigo Janot. Por meio de seu advogado, o criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira, o presidente alega que ‘já se tornou público e notório que a atuação do procurador-geral da República, em casos envolvendo o presidente da República, vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais e legais inerentes ao cargo que ocupa’.

- Anúncio-

“Não estamos, evidentemente, diante de mera atuação institucional”, afirma Mariz, em 23 páginas endereçadas ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato e do caso JBS no Supremo Tribunal Federal.

No caso JBS, Janot denunciou Temer por corrupção passiva – a denúncia foi barrada na Câmara. O procurador atribui ao presidente o papel de chefe de organização criminosa. Temer pede o impedimento de Janot.

"Todas as razões já explanadas demonstram à saciedade que a atuação do sr. procurador extrapola a normal conduta de um membro do Ministério Público. Restou nítido o seu inusitado e incomum interesse na acusação contra o presidente e na sua condenação em eventual ação penal (artigo 145, IV, e 148, I, do Código de Processo Civil).”

- Anúncio-

“Por todo o exposto, nos termos do artigo 104 do Código de Processo Penal, argui-se a suspeição do dr. Rodrigo Janot Monteiro de Barros, para que, depois de ouvido, esteja impedido de atuar no presente procedimento, devendo ser substituído, extraordinariamente, pelo seu substituto legal, isento e insuspeito.”

A defesa de Temer afirma que Janot mantém um ‘obstinado empenho no encontro de elementos incriminadores do presidente, claramente excessivo e fora dos padrões adequados e normais, bem como as suas declarações alegóricas e inadequadas, mostram o seu comprometimento com a responsabilização penal do presidente’.

- Advertisement -

Mariz invoca o artigo 254 do Código de Processo Penal, que fala da ‘inimizade’. “A utilização, em escritos, pronunciamentos e entrevistas de uma retórica ficcional, afastada de concretos elementos de convicção mostram, juntamente com os fatos e as circunstâncias mencionados na presente exceção, que o senhor procurador-geral da República nutre um sentimento adverso ao presidente da República, como aquele que caracteriza uma evidente inimizade.”

Ao Estado, Mariz fez referência a uma declaração polêmica de Janot que, indagado sobre o que vai fazer até o fim de seu mandato (15 de setembro), respondeu. “Enquanto tiver bambu vai ter flecha.”

“São questões pertinentes, basicamente, à conduta dele, que tem sido uma conduta que extrapola limites das funções de um procurador. O empenho dele em acusar o presidente a ponto de dar inúmeras entrevistas, usando expressões inapropriadas como foi a do bambu, demonstram esse ardor acusatório (de Janot). Inclusive, o protagonismo, o número excessivo de entrevistas, o número excessivo de palestras, aparições públicas, não está bem de acordo com a postura comedida, com a postura discreta que se espera de um representante do Ministério Público Federal.”

MAIS LIDAS

Novo vídeo íntimo de Gracyanne Barbosa vaza e causa alvoroço nas redes sociais
Entretenimento
Empresário Matheus Burger morre a caminho da Copa Vela após colisão com cavalo
Polícia e investigação
Copa Vela 2025 lota circuito; cerca de 40 celulares roubados
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Túnel Será O Primeiro Submerso Do Brasil (Imagem: Divulgação)
Cenário Político

Mota-Engil vence leilão do primeiro túnel submerso Santos-Guarujá

Foto: Reprodução
Cenário Político

MP-SP denuncia ex-assessor de Alexandre de Moraes por obstrução

Cenário Político

Com novo lote, Governo da Bahia ultrapassa marca de 1.000 viaturas entregues em 2025

Foto: Marcello Casal Jr. / Ebc
Cenário Político

Ricardo Salles réu por contrabando florestal no STF

Cenário Político

Governo vai bloquear uso de Bolsa Família e BPC em apostas online

Foto: Cristian Camilo / Divulgação
Cenário Político

Justiça Federal no DF restabelece patente da liraglutida

Imagem: Poetra.rh/Shutterstock
Cenário Político

Singapura ordena que Meta combata golpes no Facebook

Foto: Imagem Ilustrativa. Mateus Pereira/Govba
Cenário Político

Hospital de cuidados prolongados no Riverside terá entrega em 2025

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?