No sábado (1), a Polícia Civil da Bahia realizou a Operação Carcará no distrito de Cações, em Jaguaripe, para combater um ponto de rinha de galo e crimes conexos. A ação visou coibir maus-tratos aos animais e outras práticas ilícitas que aconteciam no local.
A fiscalização começou no ponto de rinha e se estendeu a outros três imóveis. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Nazaré. Ao todo, foram apreendidos 174 galos utilizados nas rinhas.
O que foi encontrado
E o que mais foi encontrado durante a operação? As equipes recolheram diversos materiais e objetos que ajudam a entender a dimensão da atividade investigada:
- 174 galos usados em rinhas;
- duas armas de fogo com numeração suprimida;
- cerca de R$ 70 mil em dinheiro;
- oito celulares.
Durante a ação, dois homens foram presos em flagrante e outras seis pessoas foram conduzidas, somando oito envolvidos. Dos oito encaminhados, dois foram autuados em flagrante; os demais foram ouvidos e liberados mediante Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Quem participou
A operação contou com a participação do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), com apoio da Polícia Militar por meio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).
Os procedimentos formais foram adotados e os autos lavrados pela Polícia Civil. As investigações seguem sob responsabilidade da autoridade policial, e todo o material reunido foi encaminhado à Vara Criminal de Nazaré para as providências judiciais cabíveis.

