Nos últimos dias, a Hyundai colocou um recurso antes visto apenas em carros de luxo dentro de um modelo de entrada: o Elexio EV Básico, vendido na China com o sistema Dolby Atmos como item de série.
Áudio premium para um público mais amplo
O Elexio foi oferecido em faixas de preço entre US$ 16 mil e US$ 21 mil. Quem imaginaria que uma tecnologia associada a cinemas e equipamentos de som caros chegaria a uma opção tão acessível? Até então, o Dolby Atmos aparecia em veículos cujo preço ultrapassava a casa dos US$ 70 mil, em marcas como Mercedes‑Benz e Cadillac.
A versão básica do Elexio traz de série seis alto‑falantes com suporte a áudio espacial, e a configuração pode ser expandida para oito alto‑falantes com o uso de um amplificador externo. Segundo a fabricante, o software de áudio permite que os sons pareçam vir de várias direções, em vez de ficarem restritos a um único ponto.
Apuração do The Verge indica que a implementação busca melhorar a fidelidade musical dentro do habitáculo e aumentar a imersão para quem está no banco traseiro — inclusive crianças que assistem a conteúdos infantis durante viagens.
“Os ocupantes do Elexio podem desfrutar de música, filmes e séries com o Dolby Atmos em seus carros, transformando a cabine do carro em um centro de entretenimento sobre rodas”, disse a assessoria de imprensa da Dolby Atmos.
Apesar do sistema de entretenimento, a recomendação é clara: motoristas não devem assistir ou acompanhar conteúdos multimídia enquanto dirigem, por representar risco de distração e acidentes.
Por enquanto, o Elexio foi comercializado apenas na China. Ainda assim, a iniciativa da Hyundai simboliza uma abertura do Dolby Atmos para um segmento mais acessível do mercado automotivo.

