O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apagou nesta quinta-feira (30) uma postagem no X depois que ela provocou reação negativa nas redes.
A publicação foi feita enquanto ele viajava de avião para Patos, na Paraíba. Nela havia uma montagem com o casal Vini Jr. e Virginia Fonseca, usada para comentar a aprovação da PEC 169/2019, que permite a professores acumularem o cargo no magistério com outro na administração pública.
Na publicação, Motta fez uma analogia ao pedido de namoro entre o jogador e a influenciadora — episódio que viralizou recentemente. Para parte do público, usar a imagem do casal nesse contexto soou fora de lugar para um debate sobre uma proposta de emenda constitucional.
Repercussão
A crítica foi imediata: a postagem foi compartilhada e comentada por usuários que consideraram a analogia desrespeitosa ao tema tratado no Congresso. Era apropriado usar imagens de um casal para discutir uma proposta constitucional?
Segundo a assessoria do deputado, a publicação saiu enquanto ele estava em voo para Patos e, assim que pousou e tomou conhecimento da repercussão, Hugo Motta solicitou que o post fosse deletado.
“O Hugo Motta confundiu a PEC 169 com a PEC 69, pelo visto”, comentou um internauta.
Não havia, até então, informações sobre a abertura de procedimentos disciplinares ou outros desdobramentos oficiais relacionados à publicação.
O caso mostra como uma postagem feita em poucos minutos pode gerar impacto público rápido e virar foco de debate político em seguida.

