Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Veja as últimas mensagens enviadas por Japinha do CV antes de ser fuzilada

Morte da “Musa do Crime” gera comoção nas redes sociais: “Inteligente e linda”

Polícia revela identidade dos traficantes baianos presos no Rio de Janeiro

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Curiosidades e Tecnologia

BRZ batCoV: novo betacoronavírus detectado em morcegos no Brasil

BRZ batCoV, um betacoronavírus detectado em morcegos Pteronotus parnellii no Brasil, tem entrada celular semelhante ao Sars-CoV-2; não há evidência de infecção humana.

Última atualização: 31/10/2025 18:32
Compartilhar
Segundo Os Pesquisadores, O Achado Indica Uma Possível Evolução Viral Natural Entre Esses Animais (Imagem: Corona Borealis Studio/Shutterstock)
Segundo os pesquisadores, o achado indica uma possível evolução viral natural entre esses animais (Imagem: Corona Borealis Studio/Shutterstock)
Compartilhar

Uma equipe liderada pela Universidade de Osaka, com participação de cientistas brasileiros, identificou um novo coronavírus em morcegos Pteronotus parnellii no Brasil. A descoberta foi divulgada em uma versão pré-print na última segunda-feira (27) e reacendeu a atenção sobre a vigilância de vírus em animais — inclusive na Bahia.

- Anúncio-

O que descobriram?

O vírus recebeu o nome de BRZ batCoV e foi classificado como um betacoronavírus, a mesma família do Sars-CoV-2 (causador da Covid-19) e do Mers-CoV. As sequências genéticas mostraram semelhanças relevantes com esses agentes.

Durante o sequenciamento, os pesquisadores observaram que o BRZ batCoV possui um mecanismo de entrada em células humanas parecido com o do Sars-CoV-2. Segundo o estudo, esse tipo de mecanismo ainda não havia sido registrado em morcegos nas Américas — um sinal que os autores interpretam como possível evolução viral natural entre esses animais.

As análises filogenéticas indicaram que o BRZ batCoV é geneticamente mais próximo do Mers-CoV, embora exiba características suficientes para ser considerado uma linhagem distinta.

- Anúncio-

Mas isso significa que devemos nos preocupar com transmissão para humanos?

Até o momento, não há evidências de que a nova cepa consiga infectar pessoas ou se espalhar além da população de morcegos. Por isso, os pesquisadores recomendam vigilância continuada das populações de Pteronotus parnellii e do próprio vírus, para avaliar riscos futuros e orientar ações de saúde pública.

- Advertisement -

“Nosso estudo proporciona uma compreensão mais ampla da diversidade evolutiva e funcional dos coronavírus de morcegos, bem como de seu potencial de transmitir doenças para humanos”, disseram os autores no artigo.

Principais pontos

  • BRZ batCoV: novo betacoronavírus detectado em Pteronotus parnellii no Brasil.
  • Classificado como betacoronavírus, com semelhanças genéticas ao Sars-CoV-2 e ao Mers-CoV.
  • Apresenta mecanismo de entrada em células humanas semelhante ao do Sars-CoV-2, inédito em morcegos nas Américas.
  • Não há, até agora, evidência de infecção humana ou de circulação além dos morcegos.
  • Recomendação dos autores: monitoramento contínuo das populações e do vírus.

Em resumo: a pesquisa amplia o entendimento sobre a diversidade dos coronavírus em morcegos e reforça a necessidade de vigilância — sem, até agora, indicar risco imediato para pessoas.

TAGS:Agressãomotoboy
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Após vazamento de fotos da ‘Japinha do CV’, irmã desabafa nas redes
Polícia e investigação
Presídio de Paulo Afonso é alvo de operação contra o crime organizado
Polícia e investigação
“Providências necessárias já estão sendo tomadas”, diz Secretaria de Educação de Paulo Afonso sobre episódio de agressão em escola
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução
Polícia e investigação

Tiroteio na Linha Amarela mata mulher e fere homem; fuzil apreendido

Polícia e investigação

Vittor Fernandes e Gabriel Fuentes são baleados na rodovia de Itatiaia

Foto: Reprodução / Tv Globo
Polícia e investigação

Menina de 11 anos é atingida por cinco tiros em Jacarepaguá

Imagem: Photo For Everything/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

OpenAI libera compra de créditos extras para usuários do Sora

Representação Artística Da Grande Concentração De Lixo Espacial Na Órbita Da Terra. Crédito: Frame Stock Footage/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

Um a dois satélites da Starlink reentram por dia, alertam especialistas

(Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

NASA reabre contrato da Artemis 3 e SpaceX reavalia uso do Starship

Curiosidades e Tecnologia

Paulo Afonso tem morador contemplado no sorteio de outubro da Nota Premiada Bahia; confira

A Fazenda: Dudu Acusa Yoná De Esconder Doce E Promete Infernizar Peoa. Fotos: Reprodução / Recordplus
Entretenimento

Dudu acusa Yoná de esconder leite condensado na despensa

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?