Um foragido da Justiça, João Batista Alves de Souza, foi preso nesta terça-feira (28) para cumprir a pena de 25 anos por feminicídio. O crime ocorreu em novembro de 2019, em Bom Jesus da Lapa (BA).
O caso
Segundo o processo, João Batista atacou a ex-companheira, Evanildes Alves Santana Farah, com golpes de faca. Em seguida, enviou ao genro de Evanildes uma mensagem afirmando ter cometido um erro: “feito uma besteira”, conforme os autos.
Ao receber a mensagem, o genro avisou a família e foi até a casa da sogra. Ao pular o muro do imóvel, encontrou o corpo de Evanildes já sem vida.
Fuga e julgamento
Logo após o crime, João Batista tentou fugir de carro e sofreu um acidente em um trecho da BR-430, próximo a Caetité, no Sudoeste da Bahia. Ele foi socorrido e permaneceu sob custódia em um hospital da região por um período. Os autos não detalham quando ele passou a responder em liberdade.
O júri popular que o condenou a 25 anos de reclusão foi realizado na última sexta-feira (24), quase seis anos depois do crime.
Consequências
O casal manteve um relacionamento de cerca de cinco anos e tinha dois filhos em comum; uma das crianças ainda era amamentada na época do assassinato. A vítima também deixou outro filho, de um relacionamento anterior.
E agora? Com a prisão desta terça, João Batista será reencaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena de 25 anos por feminicídio.

