Uma seleção apontou dez jogos originalmente pensados para PC nos quais a experiência acabou sendo melhor em consoles. A lista reúne estilos variados — de roguelikes a metroidvanias e RPGs de ação — e explica por que o game fica mais agradável com um controle no sofá.
Por que o console às vezes vence?
Quer saber o que pesa nessa diferença? Em muitos casos, é a combinação de três coisas: a precisão e a fluidez do joystick, o conforto de jogar na TV sem ter que mexer em ajustes técnicos, e o encaixe do ritmo do jogo ao formato de sessões no sofá — curtas ou longas, dependendo do título.
Os 10 jogos e por que funcionam melhor no controle
- Hades: o controle dá mais precisão aos golpes e deixa o ritmo dos combates rápidos mais fluido, além de casar bem com runs curtas no sofá.
- Ori and the Will of the Wisps: saltos e esquivas ficam mais suaves com joystick, e a experiência visual e sonora sobressai na televisão sem distrações técnicas.
- Dead Cells: a responsividade do controle favorece esquivas e ataques em runs aceleradas, tornando as partidas mais naturais e confortáveis.
- Hollow Knight: movimentos e ataques soam mais orgânicos com o controle; a atmosfera e a trilha ganham mais impacto em uma tela maior.
- Stardew Valley: o ritmo tranquilo do simulador de fazenda combina com o conforto do sofá e com uma interface adaptada ao joystick, oferecendo relaxamento sem precisar de mods.
- Celeste: a sensibilidade do controle torna saltos e correções de movimento mais intuitivos, preservando o desafio e melhorando o conforto nas sessões.
- Monster Hunter: World: movimentação e combates corpo a corpo ficam mais fluidos com o controle, e a escala das batalhas se beneficia na TV — especialmente em partidas sociais.
- The Witcher 3: Wild Hunt: exploração e combates ganham uma fluidez extra com o controle, enquanto o conforto no sofá favorece longas sessões de imersão narrativa.
- Cuphead: a arte inspirada nos anos 1930 destaca-se em telas maiores, e o controle ajuda as lutas contra chefes a ficarem mais responsivas.
- Diablo IV: menus e ações mostram-se otimizados para joystick, o que acelera a jogabilidade e reforça o ritmo adequado a longas sessões de dungeon crawling.
Os títulos mencionados estavam disponíveis em várias plataformas, incluindo PC e diferentes gerações de consoles. A preferência pelo console, segundo a seleção, veio de fatores de ergonomia, interface e formato de sessão. Não foram apontados desdobramentos futuros pela apuração.
Pronto para ligar a TV e pegar o controle?

