O confronto entre LDU e Palmeiras aconteceu em Quito, no Estádio Rodrigo Paz Delgado — o Casa Blanca — na noite de 23 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), pela partida de ida da semifinal da Copa Libertadores.
Torcedores em Salvador, na Bahia, acompanharam a transmissão ao vivo pela TV fechada, pela ESPN, e pelo serviço de streaming Disney+. As escalações oficiais foram divulgadas próximo ao início do jogo, cerca de uma hora antes, confirmando os goleiros Alexander Domínguez pela LDU e Carlos Miguel pelo Palmeiras.
Prováveis escalações
As projeções antes do apito inicial indicaram:
- LDU: Alexander Domínguez; Allala, Ade e Mina; Quintero, Villamil, Gruezo, Comejo e Quiñonez; Estrada e Ramírez. Técnico: Tiago Nunes.
- Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira e Mauricio; Felipe Anderson, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
A arbitragem ficou por conta do argentino Facundo Tello, com assistentes Juan Belatti e Gabriel Chade, e o VAR operado por Héctor Paletta, também da Argentina.
Como chegaram até aqui
A LDU terminou na liderança do Grupo C e avançou nas fases eliminatórias: eliminou o Botafogo por 2 a 1 no agregado nas oitavas e superou o São Paulo por 3 a 0 nas quartas. O Palmeiras liderou o Grupo G com seis vitórias em seis jogos (18 pontos), venceu o Universitario por 4 a 0 nas oitavas e deixou o River Plate pelo placar agregado de 5 a 2 nas quartas.
A vaga na final ficará decidida no jogo de volta. As escalações finais foram confirmadas próximo ao início da partida e a equipe de arbitragem anunciada permaneceu responsável pelo confronto.