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Cenário Político

Governo qualifica BR-116/324 no PPI e prioriza projeto

Decreto inclui 663 km da BR-116/324 no PPI, priorizando estruturação do projeto e abertura para parcerias privadas entre Salvador e a divisa com Minas Gerais.

Última atualização: 23/10/2025 00:05
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Foto: Divulgação / Ministério Dos Transportes
Foto: Divulgação / Ministério dos Transportes
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O governo federal deu prioridade ao projeto da rodovia BR-116/324 ao qualificá‑lo no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e publicado nesta semana.

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O trecho qualificado corresponde a 663 quilômetros que ligam Salvador e Feira de Santana, na Bahia, até a divisa com o estado de Minas Gerais.

O que muda

A inclusão no PPI traz prioridade no acompanhamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada. Além disso, o decreto autoriza o Ministério dos Transportes a propor a incorporação de outros trechos, federais ou estaduais, que apresentem sinergia operacional, técnica ou econômica com o já qualificado.

Quer dizer que trechos podem ser agrupados para formar um projeto maior — se fizer sentido do ponto de vista técnico e econômico — o que facilita a atração de investidores e a organização financeira.

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Contexto

Desde maio, os trechos baianos da BR-116/324 estão sob gestão do Governo Federal. A responsabilidade passou para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) depois do encerramento do contrato com a concessionária ViaBahia, formalizado em abril mediante o pagamento de indenização determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Com a transferência, o DNIT ficou responsável pela conservação, manutenção e operação plena das rodovias.

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Próximos passos

Na prática, a qualificação no PPI busca dar ritmo ao processo de estruturação técnica e financeira do projeto e abrir caminho para modelos de participação privada. O Ministério dos Transportes poderá avaliar a inclusão de outros trechos que façam sentido em conjunto, sempre visando sinergia operacional, técnica ou econômica.

Em resumo: o decreto coloca a BR-116/324 em posição prioritária para receber atenção técnica e buscar parcerias, enquanto o DNIT mantém a gestão e a operação dos trechos baianos após o fim do contrato com a concessionária.

TAGS:infraestruturaInfraestrutura Bahia
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