Um motociclista de 42 anos morreu após colidir com uma vaca na manhã de domingo (19) na avenida Poty Velho, Zona Norte de Teresina (PI). Logo depois do acidente, populares esquartejaram o animal ainda com sinais de vida, em via pública, segundo relatos e imagens que circularam nas redes sociais.
A Gerência de Proteção Animal (GPA), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), informou que formalizou denúncia por maus-tratos à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. O órgão afirmou que o ato se enquadra no artigo 32 da Lei 9.605/1998, que tipifica a prática de abuso, ferimento ou mutilação contra animais, e disse que acompanha o caso para identificar os envolvidos e adotar medidas legais cabíveis.
Vídeos mostram o animal caído no asfalto e, em outra sequência, pessoas removendo partes da carcaça. A GPA afirmou que as imagens serão analisadas para auxiliar na identificação dos participantes da ação. Em publicações oficiais, a coordenação destacou que, em situações de grave lesão, o abate só pode ocorrer por procedimento humanitário e com controle sanitário, o que não teria sido observado na ocorrência.
Paralelamente, autoridades também apuram a responsabilidade do proprietário do animal por mantê-lo solto em via pública. De acordo com representantes da SSP-PI, essa conduta é crime e pode gerar responsabilização, inclusive por homicídio culposo, quando há resultado morte em decorrência do risco imposto.
“O animal estava com as quatro patas fraturadas, portanto, ele teria que ser abatido, e sua carne poderia ser consumida, desde que de forma humanitária e com controle sanitário. Nos vídeos, eles estão com capacetes, cobrindo os rostos, mas recebemos a informação de que eles são invasores de terras lá da região”, informou.
A Polícia Civil do Piauí conduz a investigação, e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente reúne depoimentos, registros e materiais audiovisuais para esclarecer a dinâmica do acidente e os desdobramentos que se seguiram na avenida Poty Velho. A identidade da vítima não havia sido divulgada oficialmente até a última atualização desta reportagem.