O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) formalizou na sexta‑feira (17) a contratação da empresa que vai elaborar os estudos e os projetos de engenharia para o Contorno Viário de Senhor do Bonfim, na Bahia.
O que foi contratado
O Contrato nº 598/2025 foi assinado com a Avantec Engenharia LTDA pelo valor de R$ 876.293,36. O objetivo é criar um traçado de 11,1 quilômetros entre o Acesso Norte e o Acesso Sul para desviar o tráfego pesado da BR‑407 — ou seja, tirar caminhões e cargas do centro urbano.
O serviço contratado, regido pela nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133/2021), prevê a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia. A contratação inclui:
- implantação e pavimentação do novo traçado;
- adequação da capacidade viária;
- melhoria da segurança e eliminação de trechos atualmente considerados críticos;
- inclusão de Obras de Artes Especiais (OAE), como pontes ou viadutos, se necessário.
A BR‑407, rota estratégica de 60 km, corta a caatinga baiana e interliga a divisa de Pernambuco e Bahia (Juazeiro) à região de Vitória da Conquista — por isso o contorno foi apontado como ação prioritária para reduzir o impacto do transporte de carga no perímetro urbano de Senhor do Bonfim.
O que muda na prática? Com o contorno, o tráfego pesado deve ser desviado para fora do centro, diminuindo o fluxo de caminhões nas ruas da cidade e melhorando a circulação local.
A vigência do contrato para elaboração dos projetos foi estipulada da sexta‑feira (17) até 9 de janeiro de 2027. A assinatura marcou o início do planejamento da obra, apontada como uma das mais aguardadas na região.
Somente após a conclusão e aprovação dos projetos de engenharia o DNIT poderá licitar a execução da obra física em etapa posterior, conforme previsto no cronograma administrativo.