O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Palácio Apostólico, no Vaticano, e o convidou para participar da COP30, que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro. Por causa dos compromissos do Jubileu, o pontífice informou que não poderá comparecer, mas garantiu o envio de uma representação do Vaticano. Segundo Lula, o papa manifestou intenção de visitar o Brasil em “momento oportuno”.
A audiência durou cerca de 30 minutos e abordou temas como fé, justiça social, combate à fome e desafios globais. Lula parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te e defendeu um “amplo movimento de indignação contra a desigualdade”. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanhou o encontro, assim como os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
A viagem integra a participação do presidente na programação da FAO, em Roma, incluindo o Fórum Mundial da Alimentação 2025 e a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Lula citou o relatório SOFI 2025, que aponta a saída do Brasil do Mapa da Fome, e afirmou que o país leva o tema às instâncias internacionais por meio da Aliança Global.
Em publicações no X, Lula destacou a importância histórica de realizar a COP no coração da Amazônia e mencionou demonstrações recentes de fé no país, como o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A comitiva presidencial também inclui agenda com o chefe de governo de Bangladesh, Muhammad Yunus, e encontros na sede da FAO.
A COP30 está marcada para ocorrer em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, com participação de chefes de Estado, negociadores e sociedade civil, e contará com representação do Vaticano.
Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o Papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo.
Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não… pic.twitter.com/FAmhFdXLN7
— Lula (@LulaOficial) October 13, 2025