A Sikorsky, unidade da Lockheed Martin, revelou a nova família de aeronaves Nomad. O anúncio vem menos de um ano depois de testes com um sistema aéreo não tripulado (UAS) VTOL que usava asa soprada por rotor. Em poucas palavras: a Sikorsky está tentando juntar a versatilidade de um helicóptero com a velocidade e o alcance de um avião de asa fixa.
O que é o Nomad?
Imagine ter um helicóptero e um avião em um só aparelho — que decola e pousa verticalmente, pode pairar e também cruzar longas distâncias. É essa a proposta do Nomad. Ele foi pensado para operar com o sistema de autonomia MATRIX, permitindo voos autônomos mesmo em ambientes cheios de obstáculos.
O Nomad usa, em grande parte, propulsão híbrido-elétrica, mas variantes maiores trazem transmissão convencional. A Sikorsky já demonstrou o MATRIX em aplicações como combate a incêndios a partir do ar, reabastecimento logístico e mobilidade aérea avançada — sempre com foco em reduzir custos operacionais e do ciclo de vida.
Detalhes e variantes
- Projetado para reconhecimento, ataque leve e logística.
- Dimensionável do Grupo 3 (aprox. 25 kg a 600 kg) até o Grupo 4/5 (600 kg ou mais).
- Predominantemente movido por sistemas híbrido-elétricos; versões maiores com transmissão convencional.
Em março, o protótipo Nomad 50 (envergadura de 3,2 m) completou um voo prolongado. A empresa informou que está construindo o Nomad 100, variante do Grupo 3 com envergadura de 5,5 m, cujo primeiro voo foi previsto para os meses seguintes.
Onde e como pode ser usado?
Quais missões o Nomad pode atender? Desde operações militares até usos civis: defesa, segurança nacional, manejo florestal e ações em áreas remotas. Em estados com grande cobertura vegetal, como a Bahia, soluções aéreas adaptáveis são úteis para monitoramento e logística — exatamente o que a Sikorsky promete oferecer.
A empresa também espera que a família Nomad complemente plataformas existentes, como o Black Hawk, atuando como multiplicador de forças em regiões estratégicas, por exemplo, no Indo-Pacífico.
No fim das contas, a Sikorsky apresenta o Nomad como uma aeronave versátil, pronta para operar sem depender de pistas e pensada para missões longas e autônomas — uma resposta às demandas atuais por mobilidade aérea mais flexível e eficiente.