A Amazon Web Services (AWS) apresentou o Quick Suite, um pacote de ferramentas de inteligência artificial voltado para automatizar tarefas de escritório — por exemplo, analisar dados, criar relatórios e resumir conteúdo. A empresa disse que a solução poderia impactar negócios em todo o país, inclusive na Bahia.
O que inclui
- Um chatbot e agentes de IA que podem ser integrados a plataformas como Slack, Salesforce, Microsoft e Adobe.
- Funcionamento também por meio de um plug-in de navegador.
- Acesso a diferentes fontes de informação, como dados internos, redes sociais e sistemas corporativos.
- Preço informado de US$ 20 por usuário, por mês.
O anúncio marcou mais uma investida da Amazon para ganhar espaço no mercado de IA empresarial, hoje dominado por concorrentes de peso. A Microsoft integrou o Copilot ao pacote Office, e o Google lançou o Gemini Enterprise, com assinatura de US$ 30 mensais por usuário.
“O ChatGPT é ótimo, mas você não pode usá-lo no trabalho”, disse Julia White, chefe de marketing da AWS.
A executiva afirmou que o novo pacote substituiria o Q Business, lançado há 18 meses, e que funcionários da própria Amazon já testaram a ferramenta.
Tradicionalmente focada em infraestrutura de nuvem, a AWS direcionou com o Quick Suite sua atenção a profissionais de vendas, marketing e análise de dados, na tentativa de ampliar o alcance de sua IA entre usuários corporativos do dia a dia. No fim das contas, é mais uma aposta da empresa para disputar espaço no segmento de inteligência artificial empresarial.