Itaipu Binacional, a empresa por trás da hidrelétrica na fronteira do Brasil com o Paraguai, desenvolveu um barco 100% movido a hidrogênio verde. A apresentação oficial estava prevista para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
O projeto
O trabalho foi feito pelo centro de inovações Itaipu Parquetec e descrito como o primeiro do tipo na América Latina. A embarcação, construída em alumínio, tem 9,5 metros de comprimento por 3 metros de largura e conta com um sistema que aproveita energia solar.
- Primeiro projeto do tipo na América Latina
- Casco em alumínio
- 9,5 m de comprimento por 3 m de largura
- Sistema para aproveitamento de energia solar
Durante a navegação, o barco operou sem emissão de poluentes e praticamente sem ruído; o único resíduo do motor foi água pura, devolvida ao rio. Imagina um barco que passa sem fumaça e sem barulho — não parece o futuro chegando?
A proposta é usar a embarcação na coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos nas ilhas habitadas da capital paraense.
“Serão embarcações como essa as alternativas no transporte para se obter esse petróleo, levar esse petróleo para outros lugares, para você contrapor a utilização do petróleo, que é um combustível que polui, utilizando hidrogênio verde, com isso, minimizando os impactos da extração do petróleo daquela região”, disse Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu.
Como funciona o hidrogênio verde
O hidrogênio usado no barco foi produzido por eletrólise da água, um processo que precisa de energia para separar o hidrogênio do oxigênio. Quando essa energia vem de fonte limpa — no caso, da hidrelétrica — o produto é classificado como hidrogênio verde. Ao ser usado como combustível, o que volta ao ambiente é água pura.
Possíveis usos futuros
A expectativa é que embarcações desse tipo, no futuro, possam transportar passageiros ou mercadorias, oferecendo alternativas aos combustíveis fósseis. A apresentação durante a COP 30 em Belém foi mantida como uma demonstração para as delegações internacionais presentes.