Uma ação conjunta de forças estaduais e federais apreendeu 781 quilos de maconha na terça‑feira (7), em um trecho da BR‑235 entre Juazeiro e Uauá, no Sertão do São Francisco, na Bahia. O motorista do caminhão foi detido após tentar furar um bloqueio policial e fugir durante a abordagem.
Como ocorreu a ação
Equipes se posicionaram em um ponto de abordagem próximo a Uauá. Quando os agentes deram ordem de parada, o condutor ignorou e acelerou para tentar escapar. Houve perseguição até que o veículo foi cercado e o motorista preso no local.
Após a imobilização do caminhão, os agentes vistoriaram o compartimento de carga e encontraram vários fardos com droga escondida — no total, 781 kg de maconha.
A operação foi realizada com base no Policiamento Orientado pela Inteligência (POI), uma estratégia que combina compartilhamento de dados e atuação coordenada entre as forças. Esse tipo de trabalho já rendeu, segundo a secretaria, mais de 11,7 toneladas de entorpecentes apreendidas no estado neste ano — é o resultado de investigação e presença nas estradas.
Participaram da ação equipes da Polícia Federal (PF), das frentes de combate à criminalidade organizada (Ficco Bahia e Ficco São Paulo), da Polícia Militar da Bahia (PM‑BA) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A droga e o motorista foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, onde o caso foi registrado. O inquérito ficou sob responsabilidade da Polícia Federal para as providências e investigação do caso.