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Inversion Arc: entregas espaciais de carga crítica em menos de 1 hora

Inversion anuncia Arc, veículo espacial reutilizável para entregas espaciais críticas em menos de uma hora; primeiro voo operacional previsto para 2026.

Última atualização: 07/10/2025 01:30
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Arc Oferece Capacidades ​​De Teste Hipersônico, Incluindo Manobrabilidade A Mach 20+ (Imagem: Divulgação/Inversion)
Arc oferece capacidades ​​de teste hipersônico, incluindo manobrabilidade a Mach 20+ (Imagem: Divulgação/Inversion)
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Imagine receber uma carga crítica de qualquer ponto da Terra em menos de uma hora. Essa é a promessa central do novo projeto da Inversion, de Los Angeles: o veículo de entrega espacial Arc, cujo primeiro voo está previsto para 2026.

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Como funciona

O Arc foi pensado para ser versátil. Ele aceita vários tipos de carga e opera a partir de constelações em órbita baixa, cujos tamanhos e posições podem ser ajustados conforme a demanda. Acionado sob demanda, o veículo sairia da órbita, faria uma reentrada hipersônica, manobraria e pousaria de forma autônoma com o auxílio de paraquedas — como uma espécie de entrega expressa vinda do espaço.

Além disso, o Arc também foi apresentado como uma plataforma de testes hipersônicos, capaz de manobrar a Mach 20+, suportar longos períodos em condições extremas e aguentar altas cargas G. A nave foi projetada para ser totalmente reutilizável, o que, segundo a empresa, torna experimentos hipersônicos mais rápidos, repetíveis e acessíveis.

Marcos e parcerias

Segundo a Inversion, o projeto aproveitou lições do voo da primeira nave da empresa, a Ray, lançada em órbita em janeiro de 2025, que validou subsistemas como aviônica, painéis solares, propulsão e o sistema de separação. A companhia afirma que quase todos os componentes fundamentais foram desenvolvidos internamente por uma equipe de 25 pessoas por menos de US$ 1 milhão, na conversão direta citada pela empresa.

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Entre os marcos de desenvolvimento já alcançados estão:

  • construção de uma unidade de fabricação em escala real da estrutura primária;
  • conclusão do primeiro perfil de missão;
  • testes de queda para ajustar pousos;
  • finalização da modelagem aerodinâmica;
  • parceria com a NASA para desenvolver um sistema de proteção térmica para reentradas mais extremas.

A empresa também informou que a Lockheed Martin é uma das investidoras e que há colaboração com a Força Espacial dos Estados Unidos para explorar aplicações de defesa e logística espacial.

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O CEO e cofundador Justin Fiaschetti resumiu a ambição da empresa: “Com enorme alcance transversal para cobrir grandes distâncias durante a reentrada e alta manobrabilidade em todas as fases do voo, o Arc oferece uma capacidade de transporte nunca antes vista”.

O primeiro voo operacional do Arc está confirmado para 2026. Se os testes e missões iniciais forem bem-sucedidos, a Inversion prevê que a infraestrutura pode crescer para atender mercados comerciais mais amplos — imagine milhares de veículos Arc formando uma rede logística orbital com alcance transformador e maior resiliência.

Em resumo: a proposta é ambiciosa e já tem passos concretos — agora resta ver se, na prática, essa ideia vai mesmo acelerar e tornar mais acessíveis entregas críticas vindas do espaço.

TAGS:EntregaEspacialLogisticaEspacialTecnologiaEspacial
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