Imagine receber uma carga crítica de qualquer ponto da Terra em menos de uma hora. Essa é a promessa central do novo projeto da Inversion, de Los Angeles: o veículo de entrega espacial Arc, cujo primeiro voo está previsto para 2026.
Como funciona
O Arc foi pensado para ser versátil. Ele aceita vários tipos de carga e opera a partir de constelações em órbita baixa, cujos tamanhos e posições podem ser ajustados conforme a demanda. Acionado sob demanda, o veículo sairia da órbita, faria uma reentrada hipersônica, manobraria e pousaria de forma autônoma com o auxílio de paraquedas — como uma espécie de entrega expressa vinda do espaço.
Além disso, o Arc também foi apresentado como uma plataforma de testes hipersônicos, capaz de manobrar a Mach 20+, suportar longos períodos em condições extremas e aguentar altas cargas G. A nave foi projetada para ser totalmente reutilizável, o que, segundo a empresa, torna experimentos hipersônicos mais rápidos, repetíveis e acessíveis.
Marcos e parcerias
Segundo a Inversion, o projeto aproveitou lições do voo da primeira nave da empresa, a Ray, lançada em órbita em janeiro de 2025, que validou subsistemas como aviônica, painéis solares, propulsão e o sistema de separação. A companhia afirma que quase todos os componentes fundamentais foram desenvolvidos internamente por uma equipe de 25 pessoas por menos de US$ 1 milhão, na conversão direta citada pela empresa.
Entre os marcos de desenvolvimento já alcançados estão:
- construção de uma unidade de fabricação em escala real da estrutura primária;
- conclusão do primeiro perfil de missão;
- testes de queda para ajustar pousos;
- finalização da modelagem aerodinâmica;
- parceria com a NASA para desenvolver um sistema de proteção térmica para reentradas mais extremas.
A empresa também informou que a Lockheed Martin é uma das investidoras e que há colaboração com a Força Espacial dos Estados Unidos para explorar aplicações de defesa e logística espacial.
O CEO e cofundador Justin Fiaschetti resumiu a ambição da empresa: “Com enorme alcance transversal para cobrir grandes distâncias durante a reentrada e alta manobrabilidade em todas as fases do voo, o Arc oferece uma capacidade de transporte nunca antes vista”.
O primeiro voo operacional do Arc está confirmado para 2026. Se os testes e missões iniciais forem bem-sucedidos, a Inversion prevê que a infraestrutura pode crescer para atender mercados comerciais mais amplos — imagine milhares de veículos Arc formando uma rede logística orbital com alcance transformador e maior resiliência.
Em resumo: a proposta é ambiciosa e já tem passos concretos — agora resta ver se, na prática, essa ideia vai mesmo acelerar e tornar mais acessíveis entregas críticas vindas do espaço.