O zagueiro Zé Marcos, do Vitória, preferiu manter o foco na partida decisiva deste domingo (5), contra o Vasco da Gama, em São Januário, e evitou alimentar expectativas sobre o próximo Ba-Vi. Em meio à luta contra o rebaixamento, o defensor ressaltou a importância de pensar jogo a jogo para ajudar o time a reagir na tabela do Campeonato Brasileiro.
Na 17ª posição com 25 pontos, o Vitória entra em campo às 16h diante do Vasco tentando quebrar o incômodo jejum de vitórias como visitante. O time rubro-negro ainda não venceu fora de Salvador na competição, um desafio reconhecido por Zé Marcos: “É uma marca negativa que a gente não quer carregar. Com sabedoria, organização e muita entrega, a gente pode conseguir esse resultado positivo fora de casa”, afirmou o zagueiro.
A equipe comandada por Jair Ventura chega com novidades táticas. O sistema com três zagueiros, implementado desde a chegada do treinador, tem dado solidez defensiva ao Vitória. Zé Marcos vem formando o trio ao lado de Lucas Halter e Camutanga. O próprio defensor minimiza o caráter excessivamente defensivo da formação e destaca a possibilidade de atuar de forma mais ofensiva: “Independente do esquema, é o Jair quem decide. Acredito que podemos atacar e defender bem, seja com dois ou três zagueiros”.
O técnico Jair Ventura também defendeu a estratégia: “Quando você entra com três zagueiros, pode espetar os laterais e ser ofensivo. Ganhamos a bola parada, que foi decisiva para nós”.
Para o confronto em São Januário, o Vitória terá baixas importantes. O lateral Ramon e o atacante Renzo López cumprem suspensão automática. A tendência é que o time seja escalado com Lucas Arcanjo; Lucas Halter, Camutanga e Zé Marcos; Raúl Cáceres, Baralhas, Ronald Lopes, Cantalapiedra e Maykon; Erick e Renato Kayzer.
Apesar do ambiente já estar voltado para o clássico Ba-Vi, marcado para 16 de outubro, Zé Marcos adotou cautela e reforçou que o elenco está concentrado no desafio contra o Vasco. O tradicional confronto contra o Bahia permanece agendado para as 21h30, no Barradão, após a CBF manter o horário a pedido do canal detentor dos direitos de transmissão, mesmo com solicitação do Vitória para antecipação por motivos de segurança e mobilidade.
O calendário de outubro reserva ainda outros confrontos diretos para o Leão da Barra, como o duelo contra o Corinthians no dia 25, também em Salvador. Com 25 pontos em 26 partidas, o Vitória precisa reagir rapidamente para deixar a zona de rebaixamento. O Vasco, próximo adversário, está na 14ª colocação com 30 pontos, cinco à frente do clube baiano.
A vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, gol marcado pelo próprio Zé Marcos, trouxe alívio momentâneo, mas a pressão segue alta. Para o zagueiro, a chave para a recuperação está na mentalidade de cada rodada: “Temos que focar em cada partida. Não adianta pensar no Ba-Vi ou em jogos futuros. O momento exige atenção total no próximo adversário”.