Salvador, na Bahia — O mercado chinês de carros eletrificados mostrou sinais divergentes em setembro: enquanto a BYD deu uma freada, a Geely acelerou. O contraste chamou atenção.
Resultados em setembro
A BYD vendeu 396.270 veículos eletrificados em setembro, queda de 5,52% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
- PHEVs: retração de 25,58%, marcando a sexta queda seguida no segmento.
- BEVs: alta de 24,31%, com 205.050 unidades vendidas.
Geely em alta
A Geely teve desempenho oposto: comercializou 273.125 veículos em setembro, avanço de 35,24% ante 2024.
- Geely Galaxy: destaque com 120.868 unidades vendidas, crescimento de 131,06%.
- BEVs: 99.516 unidades (+54,56%).
- PHEVs: 65.685 unidades (+145,58%).
O que explica a diferença?
Como isso aconteceu? Em linhas gerais, mudanças estratégicas e a evolução das preferências dos consumidores. A BYD perdeu fôlego especialmente nos PHEVs, enquanto a Geely se beneficiou de um portfólio mais diversificado e da consolidação da linha Galaxy num mercado bastante competitivo.
As informações foram publicadas pelo portal InsideEVs. O episódio ilustra bem como o setor de veículos eletrificados na China segue dinâmico — avanços e recuos podem acontecer ao mesmo tempo.