Um bebê de um ano, Kauan da Silva Dantas, morreu na sexta‑feira (26) após se engasgar com a tampa de uma garrafa PET no povoado de Quicé, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. No caminho para a residência, a equipe encontrou uma ambulância social que já estava fazendo o transporte do menino. Os socorristas do Samu assumiram o atendimento e conseguiram desobstruir as vias aéreas.
O estado de saúde de Kauan era gravíssimo, porque não se sabia por quanto tempo ele havia permanecido sem respirar. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim foi mobilizada para receber a criança.
Mesmo com as tentativas de reanimação realizadas na UPA, o bebê não resistiu e foi declarado morto.
Apuração e providências
A Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim abriu inquérito para apurar as circunstâncias do caso. Foram expedidas guias para remoção do corpo e realização de perícia, além da coleta de depoimentos de testemunhas.
O Samu divulgou nota lamentando o óbito e manifestando solidariedade à família. Que lições e cuidados simples poderiam prevenir tragédias como esta?