Na última sexta-feira, 19 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Glória (SEDUC) participou do Encontro Formativo da Etapa de Planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR 2025-2028), realizado na cidade de Abaré.
O evento contou com a presença da Articuladora da UNDIME, Mônica Ribeiro, e do Articulador do Estado, Francisco Araújo, que irão apoiar as equipes técnicas das secretarias de educação vinculadas ao NTE 24 na elaboração de seus planos de ações articuladas.
O PAR foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) como um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica. Além disso, possibilita assistência técnica e financeira da União a estados, municípios e ao Distrito Federal, sempre com foco na melhoria da qualidade da educação.
Implementado em ciclos de quatro anos, o Novo PAR (2025-2028) foi lançado em fevereiro de 2025 e traz mudanças significativas em relação às versões anteriores. Entre os principais avanços, estão a elaboração de diagnósticos mais precisos, planos alinhados às realidades locais e a promoção de uma cultura de gestão educacional voltada para a equidade e o avanço contínuo da aprendizagem.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o responsável pelo gerenciamento dos módulos do PAR no SIMEC. Cabe também às áreas técnicas do FNDE e do MEC analisar a coerência entre as demandas apresentadas e os dados do Censo Escolar, verificando a viabilidade e a necessidade de acordo com o diagnóstico informado por cada município.
Para a secretária de Educação de Glória, Deusângela Campos, a participação neste encontro tem grande relevância para o planejamento da educação municipal:
“O Novo PAR representa uma oportunidade para organizarmos de forma mais efetiva as ações da nossa rede. Esse processo de formação nos orienta a alinhar diagnósticos, definir prioridades e buscar soluções condizentes com a realidade do nosso município, sempre pensando no avanço da aprendizagem dos nossos estudantes.”
Com essa etapa formativa, a SEDUC Glória segue aprimorando o processo de planejamento educacional, integrando orientações nacionais e regionais que servirão de base para ações futuras e para a consolidação de uma rede cada vez mais preparada para atender às necessidades locais.
Por Assessoria de Comunicação de Glória-BA.

