Carol Castro voltou a criticar a escolha de Virginia Fonseca como rainha de bateria da Grande Rio para o Carnaval de 2026, em entrevista à revista IstoÉ Gente. A atriz disse que se manifestou assim que a escola anunciou a nomeação e reforçou os comentários que já havia feito em maio.
O ponto de discórdia
Carol apontou uma contradição entre a pessoa escolhida para o posto e o tema do samba-enredo da escola. Segundo ela, é difícil conciliar a imagem pública de quem estaria envolvida em debates sobre apostas e ganhos financeiros com um enredo que fala sobre desigualdade social.
Em linhas gerais, ela expressou incredulidade ao lembrar que, na mesma semana, a influenciadora participou de uma CPI e foi associada a assuntos ligados a jogos que enriquecem às custas da perda do outro — e, ao mesmo tempo, aparece ‘arrumada’ para passar uma imagem cuidadosamente pensada.
Carol chegou a questionar a incoerência com palavras diretas: ‘Gente, é isso mesmo?’ — deixando claro que, se o samba-enredo fosse outro, talvez ela não tivesse comentado. Para ela, tratar do tema da desigualdade e, ao mesmo tempo, colocar aquela pessoa como rainha soa como hipocrisia.
Reações anteriores nas redes
Em maio, a atriz também deixou comentários na página ‘Seremos Resistência’. Em um post que ligava o enredo às denúncias sobre desigualdade, ela escreveu: ‘Isso não pode continuar, certo?’. Em outro comentário, criticou duramente o impacto financeiro associado aos jogos, afirmando que é absurdo alguém se tornar milionária às custas do vício e da pobreza alheia e, por isso, não deveria ser rainha de uma escola com aquele tema.
Contexto do enredo
A Grande Rio escolheu como tema o movimento manguebeat, surgido na década de 1990 em Recife, em Pernambuco, idealizado por artistas como Chico Science. O movimento tinha, entre seus objetivos, denunciar desigualdades e a pobreza — razão pela qual a coincidência entre enredo e nomeação causou tanto debate.
As declarações de Carol Castro reacenderam a discussão pública sobre a coerência entre a eleição da rainha de bateria e o conteúdo do samba-enredo, um assunto que vem sendo debatido desde o anúncio da Grande Rio.