Aos 65 anos, a ex-deputada federal, cantora e pastora Flordelis sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última quinta-feira (18), dentro da Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da própria unidade prisional, recebeu atendimento e foi estabilizada — mas voltou para a cela sem acompanhamento médico contínuo.
As informações foram divulgadas pelo jornalista Ullisses Campbell, na coluna True Crime do jornal O Globo, e confirmadas pela defesa. A advogada Janira Rocha afirmou que a direção da penitenciária reconheceu não ter estrutura adequada para o atendimento exigido pelo caso.
“Flordelis saiu da UPA ainda passando mal, com fortes dores de cabeça, vomitando e falando com a língua enrolada. Como é que dão alta para uma mulher nesse estado?”, disse a advogada Janira Rocha.
Pedido de transferência
A defesa informou que vai protocolar com urgência um pedido na Vara de Execuções Penais para transferi‑la a um hospital particular, alegando que a própria unidade prisional comunicou a falta de recursos. Em nota citada pela defesa, questionaram: “A própria unidade já avisou que não tem recursos para tratá‑la. Vão esperar que ela morra para tirá‑la de lá?”.
Contexto do caso
Condenada a 50 anos de prisão pelo assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019, Flordelis cumpre pena ao lado de dois de seus filhos, Simone e Flávio dos Santos Rodrigues, também sentenciados pelo crime.
Em fevereiro, a ex-deputada enviou uma carta à Justiça relatando queda no estado de saúde e falhas no atendimento médico da unidade prisional. No documento ela escreveu: “Estou tendo desmaios, dores fortes, minha saúde está se deteriorando a cada dia. Sinto que estou morrendo aqui dentro.”
Sintomas e medicamentos
Familiares e amigos relataram episódios recorrentes de vômito, desmaios e convulsões. Também apontaram o uso contínuo de medicamentos controlados, prescritos para convulsões, depressão, ansiedade e oscilações de humor:
- Alprazolam
- Quetiapina
- Bupropiona
- Carbamazepina
O namorado, Allan Soares, que esteve com ela recentemente, alertou: “Se não fizerem alguma coisa rapidamente, Flordelis vai morrer na penitenciária”.
Como desdobramento imediato, a defesa articula a apresentação do pedido judicial de transferência para atendimento em hospital particular, enquanto a direção da unidade prisional reconhece limitações na capacidade de suporte médico oferecido no local.